(I, q. 115, a . 4, Iiac, q. 95,
a . 5, II Sent. Dist. XV, 1. q. 1, a . 3, III, Cont. Gent.,
cap. LXXXVII, De Verit., q. 5, a . 10, De Malo, q. 6, Compend. Theol, cap. CXXVII, CXXVIII, In Math., cap. II, I Perih., lect.
XIV, III De Anima, lect. IV, III Ethic., lect. XIII).
O
quinto discute-se assim. ― Parece que a vontade humana é movida pelo corpo
celeste.
1. ― Pois, todos os movimentos vários e multiformes se reduzem, como a causa, ao movimento uniforme, que é o do céu, conforme prova Aristóteles 1. Ora, os actos humanos são vários e multiformes, pois, primeiro, não existindo, começaram depois a existir. Logo, reduzem-se, ao movimento do céu, naturalmente uniforme, como causa.
2.
Demais. ― Segundo Agostinho, os corpos inferiores são movidos pelos superiores 2.
Ora, os movimentos do corpo humano, causados pela vontade, não podem reduzir-se
ao movimento do céu como causa sem que também a vontade seja movida pelo céu.
Logo, este move a vontade humana.
3.
Demais. ― Pela observação dos corpos celestes, os astrólogos prenunciam certas
verdades relativas aos actos humanos futuros, procedentes da vontade. Ora, tal
se não daria se tais corpos não pudessem mover a vontade do homem. Logo, a
vontade humana é movida pelo corpo celeste.
Mas,
em contrário, diz Damasceno: os corpos celestes não são as causas dos nossos actos
3. Ora, sê-lo-iam se a vontade, princípio dos actos humanos, fosse
movida por eles. Logo, aquela não é movida por estes.
É manifesto que, do modo pelo qual é movida pelo objecto exterior, a vontade
pode ser movida pelos corpos celestes, pois, assim como os corpos exteriores,
propostos ao sentido, movem a vontade, assim também os órgãos das potências
sensitivas caem sob a acção dos movimentos dos corpos celestes.
Mas
alguns ensinaram ainda que, assim como a vontade é movida por algum agente
exterior, quanto ao exercício do acto, assim também os corpos celestes podem
influir directamente sobre ela. Isto, porém, é impossível. Pois, como diz
Aristóteles, a vontade está na razão 4, que é uma potência da alma
não ligada a órgão corpóreo. Donde se conclui que é uma potência absolutamente
imaterial e incorpórea. Ora, é manifesto que nenhum corpo pode agir sobre um
ser incorpóreo, antes, ao inverso, porque os seres incorpóreos e imateriais têm
virtude mais formal e universal que qualquer ser corpóreo. Logo, é impossível o
corpo celeste influir directamente sobre o intelecto e a vontade. E por isso
Aristóteles 5, expondo a opinião dos que dizem com Homero ― a
vontade dos homens é tal qual a causa o pai dos deuses e dos homens. ― i. é,
Júpiter, pelo qual se entende todo o céu, atribui essa mesma opinião aos que
diziam não diferir o intelecto, do sentido. Ora, todas as virtudes sensitivas,
sendo actos de órgãos corpóreos, podem ser movidas acidentalmente pelos corpos
celestes, uma vez que sejam movidos os corpos de que são os actos.
Como
já se disse 6 porém, que o apetite intelectivo é, de certo modo,
movido pelo sensitivo, o movimento dos corpos celestes atinge, indirectamente,
a vontade, na medida em que as paixões do apetite sensitivo podem movê-la.
DONDE
A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. — Os movimentos multiformes da vontade humana
reduzem-se a alguma causa uniforme, superior, contudo, ao intelecto e à
vontade. Ora, isso não se pode dizer de qualquer corpo, mas só, de uma
substância superior imaterial. Logo, não é necessário que o movimento da
vontade seja reduzido ao movimento do céu, como causa.
RESPOSTA
À SEGUNDA. ― Os movimentos corpóreos humanos reduzem-se ao movimento dos corpos
celestes, como causa, na medida em que a própria disposição dos órgãos, própria
para o movimento, provém, de certo modo, da impressão de tais corpos, enquanto
o apetite sensitivo também é movido por essa impressão. E além disso, enquanto
os corpos exteriores são movidos conforme o movimento dos corpos celestes,
principiando a vontade, em virtude desse ocurso, a querer ou não alguma coisa,
como quando, chegando o frio, começamos a querer fazer fogo. Mas tal moção da
vontade procede do objecto apresentado exteriormente e não, do impulso
interior.
RESPOSTA
À TERCEIRA. ― Como já se disse, o apetite sensitivo sendo acto do órgão
corpóreo, nada impede que, por impressão dos corpos celestes, uns sejam
inclinados, como por compleição natural, à ira, à concupiscência ou a qualquer
paixão semelhante. Pois a maior parte dos homens seguem as paixões, às quais só
os sapientes resistem. Donde vem que, na maior parte dos casos, se verifica o
que é prenunciado dos actos humanos, pela consideração dos corpos celestes.
Porém, como diz Ptolomeu 7, o sapiente domina os astros, porque,
resistindo às paixões, impede, por livre vontade e de nenhum modo sujeita ao
movimento celeste, tais efeitos desses corpos. Ou, como diz Agostinho, devemos
confessar que por um certo instinto ocultíssimo por que as mentes humanas são
levadas, sem o saberem, é que às vezes os astrólogos dizem a verdade 8.
E isso é obra dos espíritos sedutores, quando feito para enganar os homens.
Nota:
Revisão da tradução portuguesa por ama.
_____________________
Notas:
1. VIII Phys., lect. XIX.
2.
III De Trin., cap. VII.
3. II lib. Orthod. Fid., cap. VII.
4.
III De Anima, lect. XV.
5.
II De Anima, lect. IV.
6.
Q. 9, a. 2.
7.
Centiloquio (prop. V).
8. II Super Gen. ad litt., cap.
XVII.
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