30/01/2013

Carta do Prelado do Opus Dei por ocasião do Ano da Fé. 41


Recorrer ao Espírito Santo

41. Assim como Jesus Cristo pregou a boa nova sob o impulso do Espírito Santo (cfr. Lc 4, 14), assim os cristãos têm de recorrer cheios de confiança ao Paráclito, como recomendava o beato João Paulo II, quando se aproximava o Jubileu do ano 2000. «Nos compromissos primários (…), escreveu numa Carta apostólica, inclui-se, portanto a redescoberta da presença e ação do Espírito que age na Igreja quer sacramentalmente, sobretudo mediante a Confirmação, quer através de múltiplos carismas, cargos e ministérios por Ele suscitados para o bem dela» 76.

Nada mais lógico, portanto, que no apostolado pessoal e em qualquer trabalho apostólico contemos acima de tudo com a consoladora realidade de que o Espírito Santo actua sem cessar, a fim de santificar as almas, embora geralmente leve a cabo a sua acção em silêncio. Ele é, «também, na nossa época, o agente principal da nova evangelização (…), Aquele que constrói o Reino de Deus no curso da história e prepara a sua plena manifestação em Jesus Cristo, animando os homens no mais íntimo deles mesmos e fazendo germinar dentro da existência humana os gérmenes da salvação definitiva que acontecerá no fim dos tempos» 77. Não duvidemos: se recorrermos com fé ao Consolador, Ele porá nas nossas bocas a palavra acertada, a sugestão oportuna, a correção amável e humilde ante condutas erradas, que ajudarão essas pessoas a reagir.

Cultivemos seriamente, portanto, o trato com o Espírito Santo, porque, como também ensinava S. Josemaria, falando da catuação do Senhor nos filhos fiéis, «Deus não só passa, mas permanece em nós. Para dizê-lo de alguma maneira, está no centro da nossa alma em graça, dando sentido sobrenatural às nossas ações, desde que não nos oponhamos e O expulsemos dali pelo pecado. Deus está escondido em vós e em mim, em cada um» 78.

Copyright © Prælatura Sanctæ Crucis et Operis Dei
Nota: Publicação devidamente autorizada

____________________
Notas:
76 Beato João Paulo II, Carta Apost. Tértio millénnio adveniénte, 10-XI-1994, n. 45.
77 Beato João Paulo II, Carta Apost. Tértio millénnio adveniénte, 10-XI-1994, n. 45.
78 S. Josemaria, Notas de uma reunião familiar, 8-XII-1971.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.