Questão 114: Do ataque dos demónios.
Art. 5 — Se o demónio vencido fica por isso impedido de atacar.
(II Sent., dist. VI, a. 6).
O
quinto discute-se assim. — Parece que o demónio vencido nem por isso fica
impedido de atacar.
1. — Pois, Cristo venceu eficacissimamente o seu tentador. Mas este depois atacou-o de novo, incitando os Judeus a que o matassem. Logo, não é verdade que o diabo vencido cessa de atacar.
2.
Demais. — Infringir uma pena ao que sucumbiu na luta é incitá-lo lutar mais
fortemente. Ora, isto não é próprio da misericórdia de Deus. Logo, os demónios
vencidos não ficam impedidos de atacar.
Mas,
em contrário, diz a Escritura: Então o demónio deixou-o, isto é, a Cristo que o
havia vencido.
Alguns dizem que o demónio vencido por um homem não pode mais tentá-lo, nem
quanto ao mesmo pecado, nem quanto a outro. Outros porém dizem que podem tentar
outros homens, mas não o mesmo, e isto é mais provável se se entender como
referido a um determinado tempo. Por onde, no Evangelho se diz que, consumada
toda tentação o diabo abandonou a Cristo, por algum tempo. E a razão disto é
dupla. Uma funda-se na divina clemência, pois, como Crisóstomo diz, o diabo não
tenta os homens pelo tempo que quer, mas pelo que Deus permite, e Deus, depois
de lhe ter permitido tentar, por um tempo, repele-o, por causa da fraqueza da
nossa natureza. A outra razão funda-se na astúcia do diabo, e por isso Ambrósio
diz, que o diabo teme instar porque evita o mais possível ser derrotado. Mas
que às vezes o diabo volte a tentar o que já abandonara, é claro pelo passo do
Evangelho: Voltarei para minha casa, donde saí.
Nota:
Revisão da tradução portuguesa por ama
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