12/11/2012

Tratado sobre a conservação e o governo das coisas 51



Questão 114: Do ataque dos demónios.

Art. 2 — Se tentar é próprio do diabo.



(II Sent., dist. XXI, q. 1, a. 1, Opusc. VII, Exposit. Orat. Dom., petit. VI, in Math., cap. IV, I Thess., cap. I lect. Unic.: Hebr., cap. XI, lect. IV).

O segundo discute-se assim. — Parece que tentar não é próprio do diabo.


1. — Pois, a Escritura diz que Deus tenta: Tentou Deus a Abraão. Também a carne e o mundo tentam, e diz-se ainda que o homem tenta a Deus e a outro homem. Logo, não é próprio do demónio tentar.

2. Demais. — O ignorante é que tenta. Ora, os demónios sabem o que devem fazer em relação aos homens. Logo não tentam.

3. Demais. — A tentação é via para o pecado. Ora este reside na vontade. Portanto, como os demónios não podem imutar a vontade do homem, segundo já se estabeleceu, resulta que deles não é próprio tentar.

Mas, em contrário, diz a Escritura: Não vos haja tentado aquele que tenta: ao que, a Glossa: ou seja, o diabo, cujo ofício é tentar.

Tentar é, propriamente, experimentar alguma coisa, e experimenta-se para que se saiba algo dessa coisa, sendo por isso o fim próprio de quem tenta, a ciência. Mas, às vezes busca-se ulteriormente pela ciência algum outro fim, bom ou mau, bom, quando se quer conhecer alguém, quanto à ciência ou à virtude, para fazê-lo progredir, mau, quando é para o enganar ou prejudicar. E deste modo pode compreender-se como tentar é diversamente atribuído a diversos. — Assim, diz-se que o homem tenta às vezes só para saber, e então tentar a Deus é pecado, porque o homem, como se estivesse incerto, presume experimentar a virtude de Deus. Outras vezes porém tenta para ajudar. Outras, enfim, para prejudicar. ­ O diabo porém sempre tenta para prejudicar, fazendo cair em pecado. E por isso, diz-se que o ofício próprio dele é tentar, pois, embora também o homem às vezes tente assim, ele fá-lo como ministro do diabo. — Ao passo que quando se diz que Deus tenta, para saber, isso significa que faz os outros saberem. E por isso diz a Escritura: O Senhor vosso Deus vos tenta, para se fazer manifesto se o amais ou não. — Diz-se porém que a carne e o mundo tentam, instrumental ou materialmente, isto é, enquanto se pode conhecer um homem, porque seguir ou rejeitar as concupiscências da carne, e desprezar prosperidades ou adversidades do mundo, coisa de que o diabo também se serve, para tentar.

Donde se deduz a RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO.

RESPOSTA À SEGUNDA. — Os demónios sabem o que fazem, exteriormente, em relação aos homens, mas a condição interior do homem pela qual uns são mais inclinados a tal vício que a tal outro, só Deus, ponderador dos espíritos, a conhece. Donde, o diabo explora a condição interior do homem, para tentá-lo no vício a que este é mais inclinado.

RESPOSTA À TERCEIRA. — O demónio, embora não possa imutar a vontade, pode contudo, como já se estabeleceu, imutar de certo modo as virtudes inferiores do homem, que, embora não coajam a vontade, contudo a in­clinam.

Nota: Revisão da tradução portuguesa por ama

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.