27/10/2012

Nota com indicações pastorais para o Ano da Fé 3


CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ

…/3

Indicações

I. A nível da Igreja universal

1. O principal evento eclesial no começo do Ano da Fé será a XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, convocada pelo Papa Bento XVI para o mês de Outubro de 2012 e dedicada à Nova evangelização para a transmissão da fé cristã. Durante este Sínodo, no dia 11 de Outubro de 2012, acontecerá uma celebração solene de inauguração do Ano da Fé, recordando o quinquagésimo aniversário de abertura do Concílio Vaticano II.

2. No Ano da Fé devem encorajar-se as romarias dos fiéis à Sé de Pedro, para ali professarem a fé em Deus Pai, Filho e Espírito Santo, unindo-se àquele que é chamado hoje a confirmar seus irmãos na fé (cf. Lc 22, 32). Será importante favorecer também as romarias à Terra Santa, lugar que primeiro viu a presença de Jesus, o Salvador, e de Maria, sua mãe.

3. No decorrer deste Ano será útil convidar os fiéis a dirigirem-se com devoção especial a Maria, figura da Igreja, que "reúne em si e reflecte os imperativos mais altos da nossa fé" [i]. Assim pois deve encorajar-se qualquer iniciativa que ajude os fiéis a reconhecer o papel especial de Maria no mistério da salvação, a amá-la filialmente e a seguir a sua fé e as suas virtudes. Para tal fim será muito conveniente organizar romarias, celebrações e encontros junto dos maiores Santuários.

4. A próxima Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em 2013 oferecerá uma ocasião privilegiada aos jovens para experimentar a alegria que provém da fé no Senhor Jesus e da comunhão com o Santo Padre, na grande família da Igreja.

5. Deseja-se que sejam organizados simpósios, congressos e encontros de grande porte, também a nível internacional, que favoreçam o encontro com autênticos testemunhos da fé e o conhecimento dos conteúdos da doutrina católica. Demonstrando como também hoje a Palavra de Deus continua a crescer e a difundir-se, será importante dar testemunho de que em Jesus Cristo "encontra realização plena, toda a ânsia e anseio do coração humano" [ii] e que a fé " torna-se um novo critério de entendimento e de ação que muda toda a vida do homem" [iii]. Alguns congressos serão dedicados à redescoberta dos ensinamentos do Concílio Vaticano II.

Nota: Revisão da tradução portuguesa por ama.



[i] Conc. Ecum. Vat. II, Const. dogm. Lumen gentium, n. 65.
[ii] Bento XVI, Carta ap. Porta fidei, n. 13.
[iii] Bento XVI, Carta ap. Porta fidei, n. 6

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.