Questão 87: Como a alma
intelectiva se conhece a si mesma e àquilo que nela existe.
(III Sent., dist. XXIII, q. 1,
a. 2; De Verit., q. 10, a. 9; Quold. VIII, q. 2, a. 2).
O
segundo discute-se assim. ― Parece que o nosso intelecto conhece os hábitos da
alma pela essência deles.
1.
― Pois, diz Agostinho, A fé não se manifesta no coração em que ela está, como
se manifesta a alma de um homem, pelos movimentos do corpo; mas é possuída com
ciência certíssima e proclamada pela consciência. E o mesmo se dá com os outros
hábitos da alma. Logo, os hábitos da alma não são conhecidos pelos actos, mas
por si mesmos.
2.
Demais. ― As coisas materiais exteriores à alma são conhecidas pelas
semelhanças delas, que nela estão presencialmente; e por isso se diz que são
conhecidas pelas suas semelhanças. Ora, os hábitos da alma estão nela,
presencialmente, pela sua essência. Logo, são conhecidos pela sua essência.
3.
Demais. ― O que faz com que uma coisa seja o que é, tem, primariamente, as
qualidades desta. Ora, as coisas externas são conhecidas da alma pelos hábitos
e espécies inteligíveis. Logo, estes são, em si mesmos, mais conhecidos da
alma.
Mas,
em contrário. ― Os hábitos são os princípios, tanto dos actos como das
potências. Mas, como já ficou dito, os actos e as operações são, pela razão,
anteriores às potências. Logo, pela mesma razão, são anteriores aos hábitos. E
assim, tanto os hábitos como as potências são conhecidos pelos actos.
O hábito, de certo modo, é o meio entre a potência pura e o acto puro. Pois,
como já se disse (a. 1), só o actual é conhecido. Donde, na medida
em que o hábito é deficiente, quanto ao acto perfeito, nessa mesma o é quanto a
ser cognoscível por si mesmo. Mas é necessário que seja conhecido pelo seu acto,
ou porque alguém percebe que tem um hábito, percebendo que produz um acto
próprio desse hábito; ou porque inquire a natureza e a essência do hábito, pela
consideração do acto. Ora, aquele modo de conhecer o hábito dá-se pela presença
mesma dele, pois, é por esta causa do acto, pelo qual é imediatamente
percebido. Ao passo que este dá-se pela perquirição atenta, como antes já se
disse, a respeito da alma (a. 1).
DONDE
A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJEÇÃO. ― Embora a fé não seja conhecida pelos
movimentos exteriores do corpo, é, todavia, percebida, por aquele em quem
existe, também pelo acto interior do coração. Pois, ninguém tem consciência de
ter fé, senão porque tem a percepção de que crê.
RESPOSTA
À SEGUNDA. ― Os hábitos estão presentes ao nosso intelecto, não como objetos
dele, porque o objeto do nosso intelecto, no estado da vida presente, é a
natureza da coisa material, como antes já se disse (q. 84, a. 7);
mas estão presentes ao intelecto, como o meio pelo qual o intelecto intelige.
RESPOSTA
À TERCEIRA. ― O dito ― o que jaz uma coisa ser o que é, tem, primariamente as
qualidades desta, é verdadeiro quando entendido de coisas pertencentes a uma
mesma ordem, como no mesmo género de causa; assim, quando se diz que a saúde é
desejável por causa da vida, resulta que esta é ainda mais desejável. Não é,
porém, verdadeiro, entendido de coisas de ordens diversas; assim, se se disser
que a saúde é desejável por causa do remédio, daí não se segue que este seja
ainda mais desejável, porque a saúde pertence à ordem dos fins, ao passo que o
remédio, à das causas eficientes. Assim, pois, de duas coisas pertencentes, em
si, à ordem dos objetos do conhecimento, mais conhecida será a pela qual a
outra é conhecida; como os princípios, mais que as conclusões. Ora, o hábito,
como tal, não pertence à ordem dos objetos; nem é o objeto conhecido pelo qual
certas coisas sejam conhecidas, mas sim, a disposição ou forma pela qual o
conhecente conhece. E, portanto, a objeção não colhe.
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