22/09/2012

Tratado sobre a conservação e o governo das coisas 1


Tratado sobre a conservação e o governo das coisas 1
Questão 105: Da mutação das criaturas, por Deus.
Questão 106: Da iluminação dos anjos.
Questão 107: Da locução dos anjos.
Questão 108: Da ordenação dos anjos por hierarquias e ordens.
Questão 109: Da ordem dos anjos maus.
Questão 110: Do governo dos anjos sobre a criatura corpórea.
Questão 111: Da acção dos anjos sobre os homens.
Questão 112: Da missão dos anjos.
Questão 113: Da guarda dos bons anjos.
Questão 114: Do ataque dos demónios.
Questão 115: Da acção da criatura corpórea.
Questão 116: Se há fado.
Questão 117: Do que respeita a acção do homem.
Questão 118: Da geração da alma humana.
Questão 119: Da propagação do homem quanto ao corpo.


Questão 105: Da mutação das criaturas, por Deus.

Em seguida devemos tratar do segundo efeito do governo divino, que é a mutação das criaturas. E primeiro da mutação das criaturas por Deus. Segundo, da mutação de uma criatura por outra.

Sobre o primeiro ponto oito artigos se discutem:

Art. 1 — Se Deus pode mover imediatamente a matéria para a forma.
Art. 2 — Se Deus pode mover imediatamente algum corpo.
Art. 3 — Se Deus move imediatamente o intelecto criado.
Art. 4 — Se Deus pode mover a vontade criada.
Art. 5 — Se Deus opera em todo agente.
Art. 6 — Se Deus pode fazer alguma coisa fora da ordem estabelecida para as coisas.
Art. 7 — Se tudo o que Deus faz, fora da ordem natural das coisas, é milagre.
Art. 8 — Se um milagre é maior que outro.

Art. 1 — Se Deus pode mover imediatamente a matéria para a forma.

O primeiro discute-se assim. — Parece que Deus não pode mover imediatamente a matéria para a forma.

1. Pois, como prova o Filósofo, só a forma de uma determinada matéria pode causar a forma noutra matéria, porque o semelhante causa o semelhante. Ora, Deus não é forma de nenhuma matéria. Logo, não pode causar aquela, nesta.

2. Demais. — Se um agente se refere a muitos termos, não produzirá nenhum deles, se não for determinado, em relação a um destes, por alguma outra causa; pois, como diz Aristó­teles, a opinião universal não move, senão mediante alguma apreensão particular. Ora, a virtude divina é a causa universal de todas as coisas. Logo, não pode produzir nenhuma forma particular, senão mediante algum agente particular.

3. Demais. — Assim como o ser existente comum depende da causa primeira universal, assim, o ser determinado depende de determi­nadas causas particulares, como antes já se estabeleceu (q. 104, a. 2). Ora, é a forma própria de uma coisa que lhe determina a existência. Logo, as formas próprias das coisas não são produzidas por Deus, senão mediante causas particulares.

Mas, em contrário, diz a Escritura (Gn 2, 7): Formou o Senhor Deus ao homem do barro da terra.

Deus pode mover imediata­mente a matéria para a forma, porque o ente em potência passiva pode ser actualizado pela potência ativa que a contém no seu poder. Estando, pois, a matéria contida no poder divino, como produzida por Deus, pode ser actualizada pela divina potência. E isto é ser a matéria movida para a forma, pois, esta não é senão o acto daquela.

DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJEÇÃO. — Um efeito pode assimilar-se com a causa agente, de duplo modo; de um, segundo a mesma espécie, assim, o homem é gerado pelo homem e o fogo, pelo fogo; de outro, pela compreensão virtual, enquanto a forma do efeito está virtualmente compreendida na causa, e assim os animais gerados da putrefação, as plantas e os corpos minerais são assimilados ao sol e às estrelas, por cuja virtude são gerados. Portanto, o efeito se assimila com a causa agente segundo a extensão total da virtude do agente. Ora, como já ficou estabelecido (q. 44, a. 2), a virtude de Deus se estende à forma e à matéria. Donde, o composto gerado é assimilado com Deus pela compreensão virtual, assim como se assimila com o composto gerador pela semelhança da espécie. Donde, assim como o composto gerador pode mover a matéria para a forma, gerando um composto que lhe é semelhante, assim também Deus. Não o pode, porém, qualquer outra forma existindo sem matéria, porque esta não está contida na virtude de nenhuma outra substância separada. Por isso os demônios e os anjos operam sobre as coisas visíveis deste mundo, não, certo, imprimindo formas, mas aplicando gérmenes corpóreos.

RESPOSTA À SEGUNDA. — A objeção proce­deria se Deus agisse por necessidade de natureza. Mas, agindo pela vontade e pelo intelecto, que conhece as razões próprias de todas as formas, e não só as razões universais, pode, determinadamente, imprimir na matéria esta forma ou aquela outra.

RESPOSTA À TERCEIRA. — Mesmo o orde­narem-se as causas segundas para determinados efeitos, provém-lhes de Deus. Donde, Deus, que ordena as outras causas para determinados efeitos, pode também produzir estes, por si mesmo.

Nota: Revisão da tradução portuguesa por ama

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