
(II Sent., dist. III. q. 1, a. 6; II Cont. Gent., cap. XCIV; Qu. De Anima, a. 7).
O sétimo discute-se assim. ― Parece que a alma e o anjo são
da mesma espécie.
1. ― Pois, cada ser é ordenado ao
próprio fim pela natureza da sua espécie, que lhe dá a inclinação para o fim.
Ora, idênticos são os fins da alma e do anjo, a saber, a felicidade eterna.
Logo, ambos são da mesma espécie.
2. Demais. ― A diferença específica última é
a mais nobre, porque realiza plenamente a noção da espécie. Ora, nada há de
mais nobre, no anjo e na alma, do que o ser intelectual. Logo, eles convêm na
última diferença específica, sendo, assim, da mesma espécie.
3. Demais. ― A alma só difere do anjo por
estar unida ao corpo. Ora este, sendo estranho à essência da alma, não é da
mesma espécie que ela. Logo, a alma e o anjo são da mesma espécie.
Mas, em contrário. ― Seres diferentes, por operações
naturais diversas, diferem pela espécie. Ora, a alma e o anjo têm operações naturais
diversas; pois, como diz Dionísio, os espíritos angélicos tem conceitos
intelectuais simples e bons e não congregam elementos divisíveis para chegar à
união com Deus; e, depois, diz ao contrário da alma. Logo, a alma e o anjo não são
da mesma espécie.
DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJEÇÃO. ― Essa doutrina é procedente
quanto ao fim próximo e natural. Ora, a beatitude eterna é o fim último e
sobrenatural.
RESPOSTA À SEGUNDA. ― A diferença específica última é
a mais nobre, enquanto determinada em máximo grau, ao modo pelo qual o acto é
mais nobre que a potência. Ora, desse modo, o intelectual não é nobilíssimo,
por ser indeterminado e comum a muitos graus de intelectualidade, como o
sensível a muitos graus, quanto ao ser sensível. Donde, assim como nem todos os
sensíveis são da mesma espécie, assim nem todos os intelectuais.
RESPOSTA À TERCEIRA. ― O corpo não é da essência da
alma; mas é da essência desta que seja capaz de união com o corpo. Donde, nem,
propriamente, a alma pertence a uma espécie, mas sim, o composto. E o próprio facto
da alma precisar, de certo modo, do corpo para a sua operação, mostra que ela
tem um grau de intelectualidade inferior ao do anjo, que não está unido a um
corpo.
Nota: Revisão da tradução para português por ama
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