25/07/2012

Evangelho do dia e comentário








T. Comum – XVI Semana

S. Tiago  - Apóstolo

Evangelho: Mt 20, 20-28

20 Então, aproximou-se d'Ele a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos, prostrando-se, para Lhe fazer um pedido. 21 Ele disse-lhe: «Que queres?». Ela respondeu: «Ordena que estes meus dois filhos se sentem no Teu reino, um à Tua direita e outro à Tua esquerda». 22 Jesus disse: «Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu hei-de beber?». Eles responderam-Lhe: «Podemos». 23 Disse-lhes: «Efectivamente haveis de beber o Meu cálice, mas, quanto a sentar-se à Minha direita ou à Minha esquerda, não pertence a Mim concedê-lo; será para aqueles para quem está reservado por Meu Pai». 24 Os outros dez, ouvindo isto, indignaram-se contra os dois irmãos. 25 Mas Jesus chamou-os e disse-lhes: «Vós sabeis que os príncipes das nações as subjugam e que os grandes as governam com autoridade. 26 Não seja assim entre vós, mas todo aquele que quiser ser entre vós o maior, seja vosso servo, 27 e quem quiser ser entre vós o primeiro, seja vosso escravo. 28 Assim como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida para resgate de todos».

Comentário:

O ser humano tem uma capacidade de sofrimento que, normalmente, desconhece. Sociedades inteiras vivendo nas mais terríveis condições, com carências extremas, para além do que pode ser aceite como limite da sobrevivência, apesar de tudo...vivem, relacionam-se e esperam e acreditam.
Se isto é assim nas condições que a vida impõe, quanto mais quando o sofrimento se leva por amor a Cristo!

A primeira forma tem um indiscutível valor humano;

A segunda, um enorme poder redentor porque se junta à que o próprio Jesus Cristo por nós operou na Cruz.

(ama, Comentário sobre Mt 20, 20-28, 2011.07.25)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.