Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemaria, Caminho 116)
Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.
Para ver, clicar SFF.
Evangelho: Mt 13, 44-58
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Evangelho: Mt 13, 44-58
44
«O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido num campo que, quando um
homem o acha, esconde-o e, cheio de alegria pelo achado, vai e vende tudo o que
tem e compra aquele campo. 45 O Reino dos Céus é também semelhante a
um negociante que busca pérolas preciosas 46 e, tendo encontrado uma
de grande preço, vai, vende tudo o que tem e a compra. 47 «O Reino
dos Céus é ainda semelhante a uma rede lançada ao mar, que apanha toda a
espécie de peixes. 48 Quando está cheia, os pescadores tiram-na para
fora e, sentados na praia, escolhem os bons para cestos e deitam fora os maus. 49
Será assim no fim do mundo: virão os anjos e separarão os maus do meio dos
justos, 50 e lançá-los-ão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e
ranger de dentes. 51 Compreendestes tudo isto?». Eles responderam:
«Sim». 52 Ele disse-lhes: «Por isso todo o escriba instruído nas
coisas do Reino dos Céus é semelhante a um pai de família que tira do seu
tesouro coisas novas e velhas». 53 Quando Jesus acabou de dizer
estas parábolas partiu dali. 54 E, indo para a Sua terra, ensinava
nas sinagogas, de modo que se admiravam e diziam: «Donde Lhe vem esta sabedoria
e estes milagres? 55 Porventura não é este o filho do carpinteiro?
Não se chama Sua mãe Maria, e Seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? 56
Suas irmãs não vivem todas entre nós? Donde, pois, Lhe vêm todas estas
coisas?». 57 E estavam perplexos a Seu respeito. Mas Jesus
disse-lhes: «Não há profeta sem prestígio a não ser na sua terra e na sua casa».
58 E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.
Ioannes Paulus PP.
II
Centesimus annus
aos veneráveis
Irmãos no Episcopado
ao Clero
às Familías
religiosas
aos Fiéis da Igreia
Católica
e a todos os Homens
de Boa Vontade
no centenário da
Rerum
Novarum
/…4
26. Os acontecimentos de '89 desenrolam-se
principalmente nos Países da Europa oriental e central; têm todavia uma
importância universal, já que deles provêm consequências positivas e negativas
que interessam a toda a família humana. Tais consequências não se revestem de
um carácter mecânico-fatalista, trata-se antes de ocasiões oferecidas à
liberdade humana para colaborar com o desígnio misericordioso de Deus que actua
na história.
A primeira consequência, em alguns Países,
foi o encontro entre a Igreja e o Movimento operário, nascido de uma reacção de
ordem ética e explicitamente cristã, contra uma geral situação de injustiça. O
referido Movimento, durante um século aproximadamente, esteve em parte sob a
hegemonia do marxismo, na convicção de que, para lutar eficazmente contra a opressão,
os proletários deveriam apropriar-se das teorias materialistas e economicistas.
Na crise do marxismo, ressurgem as formas
espontâneas da consciência operária, que exprimem um pedido de justiça e
reconhecimento da dignidade do trabalho, segundo a doutrina social da Igreja 57. O Movimento operário insere-se numa
movimentação mais geral dos homens do trabalho e dos homens de boa vontade a
favor da libertação da pessoa humana e da afirmação dos seus direitos; aquele
cresce hoje em muitos Países, e, longe de se contrapor à Igreja Católica,
olha-a com esperança.
A crise do marxismo não elimina as
situações de injustiça e de opressão no mundo, das quais o próprio marxismo,
instrumentalizando-as, tirava alimento. Àqueles que hoje estão à procura de uma
nova e autêntica teoria e práxis de libertação, a Igreja oferece não só a sua
doutrina social e, de um modo geral, o seu ensinamento acerca da pessoa
redimida em Cristo, mas também o seu empenhamento concreto no combate da
marginalização e do sofrimento.
Em passado recente, o desejo sincero de se
colocar da parte dos oprimidos e de não ser lançado fora do curso da história
induziu muitos crentes a procurar de diversos modos um compromisso impossível
entre marxismo e cristianismo. O tempo presente, enquanto supera tudo o que
havia de caduco nessas tentativas, convida a reafirmar a positividade de uma
autêntica teologia da libertação humana integral 58.
Considerados sob este ponto de vista, os acontecimentos de 1989 revelam-se
importantes também para os Países do «Terceiro Mundo», que estão à procura do
caminho do seu desenvolvimento, num processo idêntico àqueles da Europa central
e oriental.
27. A segunda consequência diz respeito aos
povos da Europa. Muitas injustiças individuais e sociais, regionais e nacionais
se cometeram nos anos em que dominava o comunismo, e mesmo antes; muitos ódios
e rancores se acumularam. É real o perigo de que estes expludam de novo após a
queda da ditadura, provocando graves conflitos e lutos, se diminuírem a tensão
moral e a força consciente de prestar testemunho da verdade, que animaram os
esforços do tempo passado. É de desejar que o ódio e a violência não triunfem
nos corações, sobretudo daqueles que lutam pela justiça, e que cresça em todos
o espírito de paz e de perdão.
São necessários, porém, passos concretos
para criar ou consolidar estruturas internacionais, capazes de intervir numa
arbitragem conveniente dos conflitos que se levantam entre as Nações, de modo
que cada uma delas possa fazer valer os próprios direitos e alcançar um acordo
justo e a pacífica composição com os direitos das outras. Tudo isto se mostra
particularmente necessário nas Nações europeias, unidas intimamente entre si
pelo vínculo da cultura comum e história milenária. Impõe-se um grande esforço
para a reconstrução moral e económica dos Países que abandonaram o comunismo.
Durante muito tempo, as relações económicas mais elementares foram distorcidas,
e virtudes fundamentais ligadas ao sector da economia, tais como a veracidade,
a confiança, a laboriosidade, foram descuradas. É precisa uma paciente
renovação material e moral, enquanto os povos, esgotados por longas privações,
pedem aos seus governantes resultados tangíveis e imediatos de bem-estar e
satisfação adequada das suas legítimas aspirações.
A queda do marxismo teve naturalmente
efeitos de grande alcance no referente à divisão da terra em mundos fechados e
em ciosa concorrência entre si. Ela faz sobressair mais claramente a realidade
da interdependência dos povos, bem como o facto de o trabalho humano, por sua
natureza, estar destinado a unir os povos, e não a dividi-los. A paz e a
prosperidade, de facto, são bens que pertencem, por natureza, a todo o género
humano, de tal modo que não é possível gozar deles de forma correcta e
duradoura, se forem obtidos e conservados em prejuízo de outros povos e Nações,
violando os seus direitos, ou excluindo-os das fontes do bem-estar.
28. De certo modo, em alguns Países da
Europa, tem início agora o verdadeiro pós-guerra. A reorganização radical das
economias, até há pouco colectivizadas, comporta problemas e sacrifícios, que
podem ser comparados àqueles que os Países ocidentais do Continente se
impuseram para a sua reconstrução após o segundo conflito mundial. É justo que,
nas dificuldades presentes, os Países ex-comunistas sejam sustentados pelo
esforço solidário das outras Nações: obviamente aqueles devem ser os primeiros
artífices do próprio progresso; mas deve-lhes ser dada uma razoável
oportunidade de o realizar, o que só pode acontecer com a ajuda dos outros Países.
De resto, a presente condição de dificuldades e de necessidade é consequência
de um processo histórico do qual os países ex-comunistas foram frequentemente
objecto, e não sujeito: encontram-se, por isso, em tal situação não por livre
escolha ou por causa de erros cometidos, mas em consequência de trágicos
eventos históricos, impostos pela violência, impedindo-os de prosseguir ao
longo da estrada do desenvolvimento económico e civil.
O auxílio dos outros Países, em particular
da Europa, que tomaram parte na mesma história e por ela respondem, equivale a
um débito de justiça. Mas corresponde também ao interesse e ao bem geral da
Europa, que não poderá viver em paz, se os mais diversos conflitos resultantes
do passado se aguçarem ainda mais por uma situação de desordem económica, de
insatisfação e desespero espiritual.
Esta exigência, porém, não deve levar a
diminuir os esforços de apoio e ajuda aos Países do «Terceiro Mundo», que
muitas vezes sofrem condições de carência e pobreza bastante mais graves 59. Será necessário um extraordinário
esforço para mobilizar os recursos, de que o mundo no seu todo não está
privado, em ordem a objectivos de crescimento económico e desenvolvimento
comum, redefinindo as prioridades e as escalas de valores, que estão servindo
de base para decidir as opções económicas e políticas. Imensos recursos podem
tornar-se disponíveis, com a desarticulação dos enormes arsenais militares,
construídos para o conflito entre o Leste e o Oeste. Aqueles poder-se-ão tornar
ainda maiores, se se conseguir estabelecer processos seguros de alternativa à
guerra para a solução dos conflitos, e difundir, portanto, o princípio do
controle e da redução dos armamentos, mesmo nos Países do «Terceiro Mundo»,
adoptando oportunas medidas contra o seu comércio 60. Mas sobretudo será
necessário abandonar uma mentalidade que considera os pobres — pessoas e povos
— como um fardo e como importunos maçadores, que pretendem consumir tudo o que
os outros produziram. Os pobres pedem o direito de participar no usufruto dos
bens materiais e de fazer render a sua capacidade de trabalho, criando assim um
mundo mais justo e mais próspero para todos. A elevação dos pobres é uma grande
ocasião para o crescimento moral, cultural e até económico da humanidade
inteira.
29. Enfim, o progresso não deve ser
entendido de modo exclusivamente económico, mas num sentido integralmente
humano 61. Não se trata apenas de
elevar todos os povos ao nível que hoje gozam somente os Países mais ricos, mas
de construir no trabalho solidário uma vida mais digna, fazer crescer
efectivamente a dignidade e a criatividade de cada pessoa, a sua capacidade de
corresponder à própria vocação e, portanto, ao apelo de Deus. No ponto máximo
do desenvolvimento, está o exercício do direito-dever de procurar Deus, de O
conhecer e viver segundo tal conhecimento 62.
Nos regimes totalitários e autoritários, foi levado ao extremo o princípio do
primado da força sobre a razão. O homem foi obrigado a suportar uma concepção
da realidade imposta pela força, e não conseguida através do esforço da própria
razão e do exercício da sua liberdade. É necessário abater aquele princípio e
reconhecer integralmente os direitos da consciência humana, apenas ligada à
verdade, seja natural ou revelada. No reconhecimento destes direitos, está o
fundamento principal de toda a ordenação política autenticamente livre 63. É importante reafirmar este princípio,
por vários motivos:
a) Porque as antigas formas de
totalitarismo e autoritarismo não foram ainda completamente debeladas, existindo
mesmo o risco de ganharem de novo vigor: isto apela a um renovado esforço de
colaboração e de solidariedade entre todos os Países;
b) Porque nos Países desenvolvidos, às
vezes é feita uma excessiva propaganda dos valores puramente utilitários, com
uma solicitação desenfreada dos instintos e das tendências ao prazer imediato,
o que torna difícil o reconhecimento e o respeito da hierarquia dos verdadeiros
valores da existência humana;
c) Porque, em alguns Países, emergem novas
formas de fundamentalismo religioso que, velada ou até abertamente, negam, aos
cidadãos de crenças diversas daquela da maioria, o pleno exercício dos seus
direitos civis ou religiosos, impedem-nos de entrar no debate cultural,
restringem à Igreja o direito de pregar o Evangelho e o direito dos ouvintes
dessa pregação, de a acolher e de se converterem a Cristo. Não é possível
qualquer progresso autêntico sem o respeito do direito natural e originário
mais basilar: o de conhecer a verdade e viver nela. A este direito está ligado,
como seu exercício e aprofundamento, o direito de descobrir e de escolher
livremente Jesus Cristo, que é o verdadeiro bem do homem 64.
IV. A
PROPRIETADE PRIVADA E O DESTINO UNIVERSAL DOS BENS
30. Na
Rerum novarum, Leão XIII, com diversos argumentos, insistia fortemente,
contra o socialismo do seu tempo, no carácter natural do direito de propriedade
privada 65. Este direito,
fundamental para a autonomia e o desenvolvimento da pessoa, foi sempre defendido
pela Igreja até aos nossos dias. De igual modo a Igreja ensina que a
propriedade dos bens não é um direito absoluto, mas, na sua natureza de direito
humano, traz inscritos os próprios limites.
O Pontífice ao proclamar o direito de
propriedade privada, afirmava com igual clareza que o «uso» das coisas,
confiado à liberdade, está subordinado ao seu originário destino comum de bens
criados e ainda à vontade de Jesus Cristo manifestada no Evangelho. Com efeito,
escrevia: «os abastados, portanto, são advertidos (...); os ricos devem tremer,
pensando nas ameaças de Jesus Cristo (...); do uso dos seus bens deverão um dia
prestar rigorosíssimas contas a Deus Juiz»; e, citando S. Tomás de Aquino,
acrescentava: «Mas se se perguntar qual deve ser o uso desses bens, a Igreja
(...) não hesita em responder que, a este propósito, o homem não deve possuir
os bens externos como próprios, mas como comuns», porque «acima das leis e
juízos dos homens está a lei, o juízo de Cristo» 66.
Os sucessores de Leão XIII repetiram a
dupla afirmação: a necessidade e, por conseguinte, a liceidade da propriedade
privada e conjuntamente os limites que pesam sobre ela 67. Também o Concílio Vaticano II repropôs a
doutrina tradicional com palavras que merecem ser textualmente referidas: «o
homem, usando destes bens, não deve considerar as coisas exteriores que
legitimamente possui só como próprias, mas também como comuns, no sentido de
que podem beneficiar não apenas a si, mas também aos outros». E pouco depois:
«A propriedade privada ou um certo domínio sobre os bens externos asseguram a
cada um a indispensável esfera de autonomia pessoal e familiar, e devem ser
considerados como que uma extensão da liberdade humana (...). A própria
propriedade privada é, por sua natureza, de índole social, fundada na lei do
destino comum dos bens» 68.
Retomei a mesma doutrina, primeiramente no discurso à III Conferência do
Episcopado latino-americano, em Puebla, e depois nas Encíclicas Laborem exercens e Sollicitudo
rei socialis 69.
31. Relendo esse ensinamento relativo ao
direito de propriedade e ao destino comum dos bens, no horizonte do nosso
tempo, pode-se colocar a questão acerca da origem dos bens que sustentam a vida
do homem, satisfazem as suas carências e são objecto dos seus direitos.
A origem primeira de tudo o que é bem é o
próprio acto de Deus que criou a terra e o homem, e ao homem deu a terra para
que a domine com o seu trabalho e goze dos seus frutos (cf. Gen 1, 28-29).
Deus deu a terra a todo o género humano, para que ela sustente todos os seus
membros sem excluir nem privilegiar ninguém. Está aqui a raiz do destino
universal dos bens da terra. Esta, pela sua própria fecundidade e capacidade de
satisfazer as necessidades do homem, constitui o primeiro dom de Deus para o
sustento da vida humana. Ora, a terra não dá os seus frutos, sem uma peculiar
resposta do homem ao dom de Deus, isto é, sem o trabalho: é mediante o trabalho
que o homem, usando da sua inteligência e liberdade, consegue dominá-la e
estabelecer nela a sua digna morada. Deste modo, ele apropria-se de uma parte
da terra, adquirida precisamente com o trabalho. Está aqui a origem da
propriedade individual. Obviamente ele tem também a responsabilidade de não impedir
que os outros homens tenham igualmente a sua parte no dom de Deus, pelo
contrário, deve cooperar com eles para conjuntamente dominarem toda a terra.
Ao longo da história, sempre se encontram
estes dois factores — o trabalho e a terra —, no princípio de cada sociedade
humana; nem sempre, porém, guardam a mesma relação entre si. Outrora a
fecundidade natural da terra revelava-se e, de facto, era o principal factor de
riqueza, sendo o trabalho uma espécie de ajuda e apoio a tal fecundidade. No
nosso tempo, torna-se cada vez mais relevante o papel do trabalho humano, como
factor produtivo das riquezas espirituais e materiais; aparece, além disso,
evidente como o trabalho de um homem se cruza naturalmente com o de outros
homens. Hoje mais do que nunca, trabalhar é um trabalhar com os outros e um
trabalhar para os outros: torna-se cada vez mais um fazer qualquer coisa para
alguém. O trabalho é tanto mais fecundo e produtivo, quanto mais o homem é
capaz de conhecer as potencialidades criativas da terra e de ler profundamente
as necessidades do outro homem, para o qual é feito o trabalho.
32. Mas existe, em particular no nosso
tempo, uma outra forma de propriedade, que reveste uma importância nada
inferior à da terra: é a propriedade do conhecimento, da técnica e do saber. A
riqueza das Nações industrializadas funda-se muito mais sobre este tipo de
propriedade, do que sobre a dos recursos naturais.
Acenou-se pouco antes ao facto de que o
homem trabalha com os outros homens, participando num «trabalho social» que
engloba progressivamente círculos cada vez mais amplos. Quem produz um objecto,
para além do uso pessoal, fá-lo em geral para que outros o possam usar também,
depois de ter pago o preço justo, estabelecido de comum acordo, mediante uma
livre negociação. Ora, precisamente a capacidade de conhecer a tempo as
carências dos outros homens e as combinações dos factores produtivos mais
idóneos para as satisfazer, é outra importante fonte de riqueza na sociedade
moderna. Aliás, muitos bens não podem ser adequadamente produzidos através de
um único indivíduo, mas requerem a colaboração de muitos para o mesmo fim.
Organizar um tal esforço produtivo, planear a sua duração no tempo, procurar
que corresponda positivamente às necessidades que deve satisfazer, assumindo os
riscos necessários: também esta é uma fonte de riqueza na sociedade actual.
Assim aparece cada vez mais evidente e determinante o papel do trabalho humano
disciplinado e criativo e — enquanto parte essencial desse trabalho — das
capacidades de iniciativa empresarial 70.
Um tal processo, que faz concretamente
ressaltar uma verdade da pessoa, afirmada incessantemente pelo cristianismo,
deve ser visto com atenção e favor. Efectivamente, a riqueza principal do homem
é, em conjunto com a terra, o próprio homem. É a sua inteligência que o leva a
descobrir as potencialidades produtivas da terra e as múltiplas modalidades
através das quais podem ser satisfeitas as necessidades humanas. É o seu
trabalho disciplinado, em colaboração solidária, que permite a criação de
comunidades de trabalho cada vez mais amplas e eficientes para operar a
transformação do ambiente natural e do próprio ambiente humano. Para este
processo, concorrem importantes virtudes, tais como a diligência, a
laboriosidade, a prudência em assumir riscos razoáveis, a confiança e
fidelidade nas relações interpessoais, a coragem na execução de decisões
difíceis e dolorosas, mas necessárias para o trabalho comum da empresa, e para
enfrentar os eventuais reveses da vida.
A moderna economia de empresa comporta
aspectos positivos, cuja raiz é a liberdade da pessoa, que se exprime no campo
económico e em muitos outros campos. A economia, de facto, é apenas um sector
da multiforme actividade humana, e nela, como em qualquer outro campo, vale o
direito à liberdade, da mesma forma que o dever de a usar responsavelmente. Mas
é importante notar a existência de diferenças específicas entre essas
tendências da sociedade actual, e as do passado, mesmo se recente. Se outrora o
factor decisivo da produção era a terra e mais tarde o capital, visto como o
conjunto de maquinaria e de bens instrumentais, hoje o factor decisivo é cada
vez mais o próprio homem, isto é, a sua capacidade de conhecimento que se
revela no saber científico, a sua capacidade de organização solidária, a sua
capacidade de intuir e satisfazer a necessidade do outro.
(Nota: Revisão da
tradução para português por ama)
____________________________
Notas:
(57) Cf. Litt. Enc. Laborem exercens,
20: l. mem., 629-632.
(58) Cf. CONGREGATIO PRO DOCTRINA
FIDEI, Instructio Libertatis conscientia de libertate Christiana et liberatione
(22 Martii 1986): AAS 79 (1987), 554-599.
(59) Cf. Allocutio in aedibus Consilii
compendiariis litteris C.E.A.O. nuncupati elapso anno a Sumrni Pontificis «
Adhortatione pro Sahelia » (Uagadugi, in Burkina Fasana Natione, 29 Ianuarii
1990): AAS 82 (1990), 816-821.
(60) Cf. IOANNES PP. XXIII, Litt. Enc.
Pacem in terris, III: l. mem., 286-288.
(61) Cf. Litt. Enc. Sollicitudo rei
socialis, 27-28: l. mem., 547-550; PAULUS PP. VI, Litt. Enc. Populorum
progressio, 43-44: l. mem., 278 s.
(62) Cf. Litt. Enc. Sollicitudo rei
socialis, 29-31: l. mem., 550-556.
(63) Cf. Documentum Helsinkii et Pactio
Vindobonensis; LEO PP. XIII, Litt. Enc. Libertas praestantissimum: l. mem.,
215-217.
(64) Cf. Litt. Enc. Redemptoris missio
(7 Decembris 1990), 7: diurnarium «L'Osservatore Romano », 23 Ianuarii 1991.
(65) Cf. Litt. Enc. Rerum novarum: I.
mem., 99-107; 131-133.
(66) Ibid.: l. mem., 111-113 s.
(67) Cf. Pius PP. XI, Litt. Enc.
Quadragesimo anno, II: l. mem., 191; PIUS PP. XII, Nuntius radiophonicus die 1
Iunii 1941 datus: l. mem., 199; IOANNE8 PP. XXIII, Litt. Enc. Mater et
Magistra: l. mem., 428-429; PAULUS PP. VI, Litt. Enc. Populorum progressio,
22-24: l. mem., 268 s.
(68) Const. past. Gaudium et spes de
Ecclesia in mundo huius temporis, 69; 71.
(69) Cf. Allocutio habita Pueblae ad
episcopos Americae Latinae (28 Ianuarii 1979), III, 4: AAS 71 (1979), 199-201;
Litt. Enc. Laborem exercens, 14: l. mem., 612-616; Litt. Enc. Sollicitudo rei
socialis, 42: l. mem., 572-574.
(70)
Cf. Litt. Enc. Sollicitudo rei socialis, 15: l. mem., 528-531.
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