20/04/2012

100% Garantia

Navegando pela minha cidade


Na semana passada estacionei o carro na Rua da Alegria pois precisei de ir tratar de um assunto na Fernandes Thomaz. O assunto era de tratamento rápido e como o estacionamento do carro não ficou a perturbar o regular e normal funcionamento do trânsito arrisquei em deixá-lo num local de estacionamento proibido.

Quando voltei, já a uma grande distância vi um papelinho agarrado ao vidro pelo limpa para-brisas. Que grande chatice! Se eu tivesse ficado no carro com ele estacionado em dupla fila e os quatro piscas a trabalhar nada acontecia. Aliás, estou convencido que há muita gente que acha que os quatro piscas servem para terem o direito a fazerem isto mesmo.

Anda a gente a fazer economias e a apertar o cinto para ser roubado pela Polícia Municipal que parece que só serve para andar na caça à multa. Era isto que eu ia a murmurar para mim próprio enquanto me aproximava do carro.

Apressei o passo para arrancar o papelinho que mais parecia um pássaro apanhado numa armadilha. O vento batia-lhe de lado e uma pequena asa branca agitava-se tremente. Queria libertá-lo, torcer-lhe o pescoço e deitá-lo fora com o maior dos desprezos no primeiro caixote de lixo que encontrasse.

Quando lhe peguei pela asa que tremia, li: “Professor Karim – Médium Africano – Especialista do regresso imediato e definitivo do ser amado. Resolve os problemas delicados para toda a vida; amor, amarrações, afectividade, casamento, fidelidade, mesmo casos desesperados, impotência sexual, maus-olhados, protecção contra os perigos, sorte no jogo, negócios comerciais e problemas familiares, etc.  Resultado 100% garantia em apenas 3 dias – CONSULTAS NA PRESENÇA OU DISTÂNCIA”.

Afinal não era uma multa, mas sim um bilhete para navegar num mar de rosas. Se o papelinho apertado entre o vidro e o limpa para-brisas me tinha parecido um pássaro apanhado numa armadilha, isto era uma verdadeira armadilha – uma cova de lobo – para quem viva num pântano de ignorância e de sofrimento desesperado.

E elas são tantas! E são tantos, os Professores. Eu já conhecia pelos anúncios em jornais de vários outros nomes que tudo resolvem: é o Professor Karamba; Professor Mamadu; Professor Bambo; Professor Mafug; Sô Zé; Professor Gadri; Maya, etc, etc.

São muitas as sanguessugas da dor.

A vida é uma armadilha mortal. E ninguém nos disse isso quando eramos crianças. Ninguém nos preveniu. Talvez seja por isso que corremos tantos riscos inconscientemente. Mas é isto mesmo a vida: uma aventura perigosa.

Mas é também muito mais do que isto.

Numa noite de tempestade, numa leprosaria nas margens do Ganges, Teresa de Calcutá disse o que era a vida nestas palavras:

A vida é uma oportunidade, aproveita-a
A vida é beleza, admira-a
A vida é felicidade, desfruta-a
A vida é um sonho, torna-o realidade
A vida é um desafio, enfrenta-o
A vida é um dever, cumpre-o
A vida é um jogo, joga-o
A vida é preciosa, cuida dela
A vida é uma riqueza, conserva-a
A vida é amor, goza-o
A vida é um mistério, desvenda-o
A vida é promessa, cumpre-a
A vida é tristeza, supera-a
A vida é um hino, canta-o
A vida é uma luta, aceita-a
A vida é aventura, arrisca-a
A vida é alegria, merece-a
A vida é vida, defende-a

Nesta vida em que os médicos; os advogados; os engenheiros; os enfermeiros e tantos outros profissionais para exercerem a sua profissão têm de ter licença da respectiva Ordem, não compreendo que seja permitida a actividade destes “Professores” que oferecem 100% de garantia.

Porque 100% garantido só temos o que a vox populi vox Dei afirma: morte certa hora incerta.

Afonso Cabral










Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.