18/03/2012

Tratado dos Anjos 10

Questão 52: Da relação dos anjos com os lugares.

Para ver desenvolvimento, clicar:

Em seguida se trata do lugar que ocupa o anjo. E, sobre este ponto, três artigos se discutem:
 
Art. 1 — Se o anjo está em algum lugar.
Art. 2 — Se o anjo pode estar em vários lugares simultaneamente.
Art. 3 — Se vários anjos podem estar simultaneamente no mesmo lugar.

Art. 1 — Se o anjo está em algum lugar.
(I Sent., dist. XXXVII, q. 3, a. 1; II, dist. VI, q. 1, a. 3; De Pot., q. 3, a. 19, ad 2; Quodl. I, q. 3, a. 1; Opusc. XV, De Angelis, cap. XVIII)

O primeiro artigo discute-se assim. — Parece que o anjo não está em nenhum lugar.

1. — Pois, diz Boécio: A opinião comum entre os sábios, é que os seres incorpóreos não estão em nenhum lugar [i]; e Aristóteles diz que nem tudo o que existe está em algum lugar, mas só o corpo móvel [ii]. Ora, o anjo não é corpo, como se demonstrou. Logo, o anjo não está num lugar.

2. Demais. — O lugar é uma quantidade com posição. Logo, tudo o que está em algum lugar tem alguma situação. Ora, ter uma situação não pode convir ao anjo, cuja substância é independente da quantidade, cuja propriedade diferencial é ter posição. Logo, o anjo não está em um lugar.

3. Demais. — Estar em um lugar é ser medido e contido por ele, como se vê pelo Filósofo [iii]. Ora, o anjo não pode ser medido nem contido pelo lugar, porque o continente é mais formal que o conteúdo, como, p. ex, o ar do que a água, como diz o Filósofo [iv]. Logo, o anjo não está em um lugar.

Mas em contrario é o que se diz na Colecta (do Completório): Os teus santos anjos, que habitam nessa casa, nos guardem em paz.

Convém ao anjo estar em um lugar, mas só equivocadamente é que se diz que o anjo e o corpo estão num lugar. Pois, o corpo está em um lugar pelo ocupar, segundo o contacto da quantidade mensurável; ora, esta não existe nos anjos, mas sim a quantidade virtual. Portanto, pela aplicação da virtude angélica, de algum modo, a algum lugar, diz-se que o anjo está num lugar corpóreo.

Donde é claro que não se deve dizer que o anjo seja comensurado pelo lugar, ou que tenha uma situação no contínuo. Pois, tal convém ao corpo situado num lugar enquanto dotado de quantidade mensurável. — Semelhantemente, também não se deve dizer tal, fundando-se em que o anjo seja contido pelo lugar. Pois, a substância incorpórea, atingindo pela sua virtude a coisa corpórea, contém-na sem que por essa seja contida. Assim, semelhantemente diz-se que o anjo está num lugar corpóreo, não como contido, mas como contendo, de certo modo.

Donde resulta clara A RESPOSTA ÀS OBJEÇÕES.

 (s. tomás de aquino, Suma Teológica, Tratado dos Anjos)



[i] De hebd.
[ii] Phys., lib. IV, lect. VIII.
[iii] Physic., lib. IV, lect. XX.
[iv] Phys., lib. IV, lect. VIII.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.