26/03/2012

O que é a felicidade? E a salvação?

1975
Assim respondia o jovem professor Ratzinger nos anos setenta

«Creio que a história do desenvolvimento das palavras é como um espelho no qual se pode ler o progresso do pensamento humano. O termo «felicidade» substituiu progressivamente, no sentimento e no falar comum da área teológica, o termo clássico «salvação». Tal implicou a perda do forte sentido cósmico contido no conceito cristão de salvação. Com o termo «salvação» aludia-se à salvação do mundo, dentro da qual se realiza a salvação pessoal. Em troca, agora a felicidade reduz o conteúdo da salvação a uma espécie de bem-estar individual, a uma «qualidade» do viver do homem entendido como individuo; nesta perspectiva o «mundo» já não se considera por si mesmo e globalmente, mas só em função individualista.

»Assim se desvaloriza o conteúdo teológico da salvação. Em vez do termo «felicidade» está a utilizar-se principalmente outro mais afortunado: o termo «futuro». Este último, por assim dizer, reabilita a intenção profunda que se encontrava oculta no termo «salvação». A «felicidade» entendeu-se cada vez mais no sentido autónomo e oposto no que respeita a «salvar a alma».

»Mas deste modo o homem, sedimento de prazer, fechado no horizonte limitado dos seus sonhos imediatos, começou a confrontar-se com os outros, com os mais afortunados e mais felizes que ele. Ao não poder suportar a presença de outros homens mais felizes que ele, começou a sonhar um futuro de igualdade para todos. O ideal burguês já não basta, porque o homem não pode ficar isolado sozinho; tem fome de uma felicidade total, maior.

»Regressa então a intenção dirigida ao mundo, à salvação do mundo, no sentido de levar a cabo uma mudança do mundo que ofereça condições para uma felicidade mais plena para todos. O «futuro», portanto, absorve na sua utopia o que antes podia evocar no sentido e significado seja o termo «salvação» seja o termo «felicidade».

»Futuro, esta é a nova palavra: o marxismo faz nela finca-pé.

»Quanto a esta história dos termos, a teologia deve confessar que se deixo implicar no processo de redução, de queda, de perda de sentido do genuíno conceito bíblico de salvação. Dupla redução, também em teologia: antes de mais, privatização e interiorização da salvação, que a reduz a um problema da pura e simples «salvação da alma»; e depois adaptação ao modelo burguês, sentido individualista da salvação.

»O resultado é que hoje a verdadeira resposta da fé se pode obscurecer em dois aspectos. Por um lado, a memória «eucarística» do amor do Senhor e da sua promessa troca-se por uma memória «perigosa» (Bloch), instrumento duma religião da inveja. Por outra, o cristianismo pode considerar-se como factor de manutenção da situação actual do mundo, privilegiando pequenos grupos poderosos.

»Hoje, de resto, escutam-se vozes de cansaço e de resignação também de pessoas que patrocinaram a superação do imobilismo e a inserção radical na «luta pela novidade». O momento eufórico da razão tecnológica do Ocidente e da razão revolucionária do Oriente parece passado. Está-se produzindo uma crise de cansaço.

»É preciso reagir. A própria teologia deve ajudar o homem de hoje a encontrar possibilidades, as mais profundas e verdadeiras, de mudança do mundo. Esta estratégia deve ser nova no sentido de que seja capaz de assimilar e superar precisamente os círculos tanto da racionalidade tecnológica ocidental como da racionalidade revolucionária oriental. O homem já não se contenta com um suplemento, com uma quantidade acrescentada de felicidade; nem com uma simples distribuição mais equitativa dos bens presentes. Pede algo total, algo verdadeiramente novo, mais profundo.

»Por isso, para compreender e para responder a esta procura radical do homem, a sua sede de felicidade, a primeira coisa a fazer é ter a valentia de apelar a uma «razão total», isto é, a uma razão que não seja só «produtiva», que não tome a realidade como objecto, mas que esteja também aberta à escuta do «tu», do amor, inclusive do amor eterno e da sua força transformadora. Despertar a razão, para que não adormeça no acontecimento, inclusive o calculado e previsível.»

(L´Osservatore Romano, 2012.03.23, trad cast. ama)








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