14/02/2012

Evangelho do dia e comentário













T. Comum – VI Semana


Evangelho: Lc 10, 1-9

1 Depois disto, o Senhor escolheu outros setenta e dois, e mandou-os dois a dois à Sua frente por todas as cidades e lugares onde havia de ir. 2 Disse-lhes: «Grande é na verdade a messe, mas os operários poucos. Rogai, pois, ao dono da messe que mande operários para a Sua messe. 3 Ide; eis que Eu vos envio como cordeiros entre lobos. 4 Não leveis bolsa, nem alforge, nem calçado, e não saudeis ninguém pelo caminho. 5 Na casa em que entrardes, dizei primeiro: A paz seja nesta casa. 6 Se ali houver algum filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; senão, tornará para vós. 7 Permanecei na mesma casa, comendo e bebendo do que tiverem, porque o operário é digno da sua recompensa. Não andeis de casa em casa. 8 Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que vos puserem diante; 9 curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: Está próximo de vós o reino de Deus.

Comentário:

‘Portadores da paz’, é o que o Mestre deseja que sejam os que têm por missão anunciar o Reino de Deus.

É bem de ver, sendo essa é a missão de todos os baptizados, se infere que, os cristãos sejam promotores da paz no mundo.

Um dos títulos de Cristo é, exactamente, Príncipe da Paz, porque o Seu Reino é um Reino de Paz e concórdia em que todos os homens se querem como irmãos que, efectivamente são, porque filhos de um mesmo Pai comum que a todos criou.
Ser portador de Paz, não é, pois, uma ‘missão especial’ reservada a uns quantos mas um dever de todos, quanto mais não fora, por uma razão muito concreta:

Como poderemos amar o próximo como anos mesmos se não lhe desejarmos a paz que nós próprios desejamos para nós?

(ama, meditação sobre Lc 10, 1-9, 2011.01.26)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.