06/01/2012

Evangelho do dia e comentário

              Natal II Semana

06 de Janeiro

Evangelho: Mc 1, 7-11

7 E pregava, dizendo: «Depois de mim vem Quem é mais forte do que eu, a Quem eu não sou digno de me inclinar para Lhe desatar as correias das sandálias. 8 Eu tenho-vos baptizado em água, Ele, porém, baptizar-vos-á no Espírito Santo». 9 Ora aconteceu naqueles dias que Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi baptizado por João no Jordão. 10 No momento de sair da água, viu os céus abertos e o Espírito Santo que descia sobre Ele em forma de pomba; 11 e ouviu-se dos céus uma voz: «Tu és o Meu Filho amado, em Ti pus as Minhas complacências»

Comentário:

O Baptismo introduz a pessoa humana no seio de Deus, converte-o de criatura em Seu filho autêntico, por isso, Jesus Cristo quer manifestamente assumir a Sua humanidade

A ocasião é solene porque se trata do início da Sua vida pública, da missão que O trouxe a este mundo assumindo um corpo e identidade humanas, igual a nós em tudo excepto no pecado.

Assim, na primeira manifestação verdadeiramente pública – Caná ocorreu num ambiente restrito – Jesus Cristo apresenta-se com toda a Sua identidade: A Segunda Pessoa da Santíssima Trindade que está presente neste acto transcendente: audível – a voz - e visivelmente – a pomba -.

O ministro do Sacramento do Baptismo diz expressamente: Eu te baptizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

O baptizado pode, assim, iniciar a sua vida de cristão, com inteira autoridade que lhe é transmitida no Sacramento.

(ama, comentário sobre Mc 1, 7-11, 2011.12.03)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.