01/01/2012

Evangelho do dia e comentário


Natal II Semana




01 de Janeiro Santa Maria Mãe de Deus

Evangelho: Lc 2, 16-21

16 Foram a toda a pressa, e encontraram Maria, José e o Menino deitado na manjedoura. 17 Vendo isto, conheceram o que lhes tinha sido dito acerca deste Menino. 18 E todos os que ouviram, se admiraram das coisas que os pastores lhes diziam.19 Maria conservava todas estas coisas, meditando-as no seu coração. 20 Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, conforme lhes tinha sido dito. 21 Depois que se completaram os oito dias para ser circuncidado o Menino, deram-Lhe o nome de Jesus, como Lhe tinha chamado o anjo, antes que fosse concebido no ventre materno.

Comentário:
Os pastores de Belém são os primeiros seres humanos a encontrar-se face a face com o Salvador. Jesus, acabado de nascer indica assim a Sua profunda ligação a estes homens. Chamar-se-á a Si mesmo o Bom Pastor e aos homens as Suas ovelhas.
Esta ligação tão vincada tem um significado profundo.
As ovelhas não podem viver entregues a si próprias, precisam de alguém que as conduza às pastagens mais suculentas, as guarde e proteja dos ataques dos que pretendem fazer-lhes mal.
Sob a guarda e guia de Jesus não só encontraremos o alimento que necessitamos como estaremos a salvo de qualquer ataque.

(ama, comentário sobre Lc 2, 16-21, 2011.01.01)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.