14/12/2011

Evangelho do dia e comentário

Advento III Semana

Perante a vinda eminente do Senhor, os homens devem dispor-se interiormente, fazer penitência dos seus pecados, rectificar a sua vida para receber a graça especial divina que traz o Messias. Tudo isso significa esse aplanar os montes, rectificar e suavizar os caminhos de que fala o Baptista. (...) A Igreja na sua liturgia do Advento anuncia-nos todos os anos a vinda de Jesus Cristo, Salvador nosso, e exorta cada cristão a essa purificação da sua alma mediante uma renovada conversão interior[i]
Quarta-Feira da III semana do Advento 14 de Dezembro 
Evangelho: Lc 7, 19-23

19 João chamou dois e enviou-os a Jesus a dizer-Lhe: «És Tu o que há-de vir ou devemos esperar outro?» 20 Tendo ido ter com Ele, disseram-Lhe: «João Baptista enviou-nos a Ti, para Te perguntar: “És Tu o que há-de vir ou devemos esperar outro?”». 21 Naquela mesma ocasião Jesus curou muitos de doenças, de males, de espíritos malignos, e deu vista a muitos cegos. 22 Depois respondeu-lhes: «Ide referir a João o que vistes e ouvistes: Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, aos pobres é anunciada a boa nova; 23 e bem-aventurado aquele que não tiver em Mim ocasião de queda»

Comentário:

João sabe que Jesus Cristo é o Messias.

Então porque manda estes emissários com a pergunta?

Porque a resposta que obtêm é a confirmação pela Sua boca que, Ele, é de facto o Messias porque as Suas obras assim o atestam e confirmam.

A resposta não é, pois, para João mas para todos os que, ao ouvirem-na, acreditem e se salvem.

(ama, comentário sobre, Lc 7, 19-23, 2009.12.16)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.