10/12/2011

Evangelho do dia e comentário


Perante a vinda eminente do Senhor, os homens devem dispor-se interiormente, fazer penitência dos seus pecados, rectificar a sua vida para receber a graça especial divina que traz o Messias. Tudo isso significa esse aplanar os montes, rectificar e suavizar os caminhos de que fala o Baptista. (...) A Igreja na sua liturgia do Advento anuncia-nos todos os anos a vinda de Jesus Cristo, Salvador nosso, e exorta cada cristão a essa purificação da sua alma mediante uma renovada conversão interior[i]



Sábado da II semana do Advento 10 de Dezembro

Evangelho: Mt 17, 10-13

10 Os discípulos perguntaram-Lhe: «Porque dizem, pois, os escribas que Elias deve vir primeiro?». 11 Ele respondeu-lhes: «Elias certamente há-de vir e restabelecerá todas as coisas. 12 Digo-vos, porém, que Elias já veio, e não o reconheceram, antes fizeram dele o que quiseram. Assim também o Filho do Homem há-de padecer às suas mãos». 13 Então os discípulos compreenderam que falava de João Baptista.

Comentário:

João Baptista essa figura incontornável da história da Redenção, foi exactamente a primeira pedra do Novo Reino que Cristo viria anunciar, o alicerce da futura Igreja.
Quando lhe chamamos Precursor queremos significar exactamente o Pre-Salvador porque, de facto, veio, não em seu nome mas sim no nome do Único Salvador, Jesus Cristo.

(ama, comentário sobre Mt 17, 10-13, 2010.12.11)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.