09/12/2011

Evangelho do dia e comentário


Perante a vinda eminente do Senhor, os homens devem dispor-se interiormente, fazer penitência dos seus pecados, rectificar a sua vida para receber a graça especial divina que traz o Messias. Tudo isso significa esse aplanar os montes, rectificar e suavizar os caminhos de que fala o Baptista. (...) A Igreja na sua liturgia do Advento anuncia-nos todos os anos a vinda de Jesus Cristo, Salvador nosso, e exorta cada cristão a essa purificação da sua alma mediante uma renovada conversão interior[i]

Sexta-Feira da II semana do Avento 09 de Dezembro

Evangelho: Mt 11, 16-19

16 «A quem hei-de Eu comparar esta geração? É semelhante às crianças que estão sentados na praça, e que gritam aos seus companheiros, 17 dizendo: Tocámos flauta e não bailastes; entoámos lamentações e não chorastes; 18 veio João, que não comia nem bebia, e dizem: “Ele tem demónio”. 19 Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: “Eis um glutão e um bebedor de vinho, um amigo dos publicanos e pecadores”. Mas a sabedoria divina foi justificada por suas obras».
Comentário:

Se Jesus Cristo viesse, agora, como compararia esta geração a que pertencemos?
Possuindo incomparavelmente mais motivos, exemplos, conhecimentos que a geração de Jesus tinha no Seu tempo para ser-mos fiéis, agradecidos, justos, cumpridores, amigos e seguidores do mesmo Jesus Cristo que invectivou a Sua geração na Palestina, qual seria a Sua “sentença”?
Há algo que não podemos ignorar e que o próprio Evangelho adverte: «a sabedoria divina foi justificada por suas obras» e, as obras de Cristo estão bem à vista de todos e suficientemente claras e iniludíveis para poderem ser ignoradas.
Talvez no nosso coração, no nosso íntimo, alberguemos alguma má vontade, uma reprovação por aquelas gentes que não reconheciam o Messias e se recusavam a acreditar nele!
Mas… seremos, de facto, diferentes, radicalmente diferentes?
(ama, comentário sobre Mt 11, 16-19, 2011.11.04)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.