29/11/2011

Evangelho do dia e comentário


Perante a vinda eminente do Senhor, os homens devem dispor-se interiormente, fazer penitência dos seus pecados, rectificar a sua vida para receber a graça especial divina que traz o Messias. Tudo isso significa esse aplanar os montes, rectificar e suavizar os caminhos de que fala o Baptista. (...) A Igreja na sua liturgia do Advento anuncia-nos todos os anos a vinda de Jesus Cristo, Salvador nosso, e exorta cada cristão a essa purificação da sua alma mediante uma renovada conversão interior[i]

1ª Terça-Feira do Advento 29 de Novembro
Evangelho: Lc 10, 21-24

21 Naquela mesma hora Jesus exultou de alegria no Espírito Santo, e disse: «Graças Te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e aos prudentes, e as revelaste aos simples. Assim é, ó Pai, porque assim foi do Teu agrado. 22 Todas as coisas Me foram entregues por Meu Pai; e ninguém sabe quem é o Filho, senão o Pai, nem quem é o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar». 23 Depois, tendo-Se voltado para os discípulos, disse: «Felizes os olhos que vêem o que vós vedes. 24 Porque Eu vos afirmo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes e não o viram, ouvir o que vós ouvis e não o ouviram».

Comentário:

Eu, que acabei de ler este trecho do Evangelho, sou «sábio e prudente» ou simples como as crianças?

Ao colocar-me esta pergunta, percebo que tenho de fazer um exame sério e profundo sobre mim próprio sobretudo no que respeita à forma como leio o Evangelho.

Leio-o para “cumprir” uma obrigação que me impus a mim mesmo?

Para seguir os conselhos do meu Director Espiritual?

Porque é uma leitura agradável e muito interessante?

Ou… não leio apenas mas medito cada palavra, cada frase, cada capítulo, saboreando e tentando “descobrir” o que contém de ensinamentos coerentes e seguros para a minha vida espiritual.

Ou seja: leio-o como quem toma um algo imprescindível para os meus conhecimentos sobre a Doutrina de Jesus Cristo e, assim, alimentar a minha fé?

(ama, comentário sobre Lc 10, 21-24, 2011.10.21)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.