23/11/2011

Evangelho do dia e comentário













T. Comum– XXXIV Semana




Evangelho: Lc 21, 12-19

12 Mas antes de tudo isto, lançar-vos-ão as mãos e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e às prisões e vos levarão à presença dos reis e dos governadores por causa do Meu nome. 13 Isto vos será ocasião de dardes testemunho. 14 Gravai, pois, nos vossos corações o não premeditar como vos haveis de defender, 15 porque Eu vos darei uma linguagem e uma sabedoria à qual não poderão resistir, nem contradizer, todos os vossos inimigos. 16 Sereis entregues por vossos pais, irmãos, parentes e amigos, e farão morrer muitos de vós; 17 e sereis odiados de todos por causa do Meu nome; 18 mas não se perderá um só cabelo da vossa cabeça. 19 Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas.

Comentário:

É difícil comentar estes trechos do Evangelho dos últimos dias do ano litúrgico sem se repetir, uma e outra vez, as mesmas palavras e ideias.

E, de facto, é assim que deve ser porque também os textos evangélicos são como que um repetido “martelar” a consciência dos homens no sentido de “acordar” chamar a atenção para a necessidade urgente de estar preparados e vigilantes.

Nada do que se possa dizer acrescentará alguma coisa de novo ao aviso:

«Estai preparados porque não sabeis nem o dia nem hora».

(ama, comentário sobre Lc 21, 12-19, 2010.11.24)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.