25/10/2011

Hoje falei com a viúva de um santo!

Dei por ela durante a Santa Missa. Estava uns lugares à minha frente e apresentava aquele ar “familiar” de alguém que se conhece mas não se consegue situar nem no tempo nem no lugar.

Um ar distintíssimo de uma senhora com alguma idade, um não sei quê de imponente e, ao mesmo tempo, doce e afável.

Foi à saída que me chamou:

- Vous êtes António, n’est ce pas?

Imediatamente a reconheci:

- Bien sur je suis António et vous êtes la sœur de ma belle sœur   Danny? [i]

A caminho da rua fomos conversando. Uma Senhora autêntica, com um porte e uma pronuncia francesa de “antigamente”, ou seja culta, correctíssima, distinta.

Um dos filhos é sacerdote Jesuíta e, o seu marido falecido há poucos anos, deixou escritos extraordinários que, um dia, publicarei em NUNC COEPI.

Gonzague Hériard du Breuil foi um santo na terra – a sua muito amada França – e é um santo no Céu!

Despedi-mo-nos e eu disse-lhe:

-          _ Je vous en remercie beaucoup de m’avoir appelé!

Respondeu-me com um  largo sorriso:

-          - C’est pas mon habitude, je vous le dis !




[i] Danny é viúva do meu irmão mais velho Manuel José, outro santo no Céu.

2 comentários:

  1. A minha "tante Nadette", esteve ontem a jantar em minha casa. Parece-me que todos os seus filhos vão a caminho da santidade. O mais velho o Bertrand que é Jesuíta,engenheiro com um curriculum impressionantte (http://www.ceras-projet.org/index.php?id=270)

    O mais novo, étienne, deixou um emprego de direcção muito bem pago,numa grande empresa, para se ocupar duma das "Arche de France", instituição que se ocupa de deficientes.Ganha pouco, tem 6 filhos e fez a escolha acertada, pois sente-se realizado.

    O Claude é membro do "Conseil pastoral pour la paroisse de midi"Claude Hériard, marié depuis 25 ans, père de deux enfants, a été charge de la pastorale du mariage sur Saint Sévérin (75) et sur Nonancourt (27). Ancien responsable diocésain, puis vice-président des CPM et délégué pour la France à la FICPM, il a fondé le cycle fiancés de l'institut de la famille à Paris. Il est actuellement en 6° année de théologie à l'ICP (cycle C)
    Auteur de nombreux essais sur le mariage et la pastorale (cf. lien 3 pour une compréhension de leurs enchaînements), il publie ici aussi ses travaux de recherche en théologie. (http://www.lulu.com/spotlight/cheriard)

    A Béatrice e o seu marido Jason Trepanier, apesar do Jason ser o CEO da Natixis Global em França, um dos maiores bancos de investimento mundiais, deram anos à sua paróquia vivendo na casa da paróquia, organizando os debates e ajudando os paroquianos. O Jason está neste momento no 4º ano de Teologia. A Béatrice e o Jason têm 3 filhos.

    Estes são apenas alguns dos exemplos, já que todos os irmãos são completamente dedicados às "boas obras" e à Igreja.

    Já o irmão do meu "oncle Gonzague",o padre Jean Marie Heriard Dubreuil, foi um dos grandes missionários em África, tendo dedicado grande parte da sua vida à Guiné Conacri, onde graças a ele, existem hojem múltiplas igrejas católicas e milhares de Cristãos.
    Uma familia "remarcable"!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.