No horto, Jesus pede aos seus discípulos que estejam vigilantes esta petição serve para todos os cristãos de todos os tempos, ou é aplicável só para esse momento? Que perigos contém esta sonolência que Jesus pede que se combata?
“Ainda que se refira a àquela hora precisa, este chamamento aponta antecipadamente para história futura do cristianismo. A sonolência dos discípulos continua a ser ao longo dos séculos uma ocasião favorável para o poder do mal. Esta sonolência é um embotamento da alma, que não se deixa inquietar pelo poder do mal no mundo, por toda a injustiça e sofrimento que devastam a terra. É uma insensibilidade que prefere ignorar tudo isso; tranquiliza-se pensando que, no fundo, não é tão grave, para poder permanecer assim na auto-complacência da própria existência satisfeita. Mas esta falta de sensibilidade das almas, esta falta de vigilância, tanto no que se refere à proximidade de Deus como ao poder ameaçador do mal, outorga um poder no mundo ao maligno”
55 Preguntas e respuestas sobre Jesús de Nazaret, extraídas del libro de Joseph Ratzinger-Benedicto XVI: “Jesús de Nazaret. Desde la Entrada en Jerusalén hasta la Resurrección”, Madrid 2011, Ediciones Encuentro. Página 81-82, marc argemí, trad. ama
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.