09/07/2011

TIMOR ORIENTAL - O Parlamento reconheceu como “heróis" os missionários que trabalham no país.

Observando
Com motivo da Jornada Nacional do país, o Presidente de Timor Oriental, José Ramos Horta, elogiou o trabalho dos muitos missionários católicos que têm vivido e trabalhado ao lado da população local antes da independência da Indonésia. No seu discurso, publicado por "Province Express", ma publicação quinzenal católica australiana dos Jesuítas, Horta descreveu-os como "heróis". Em particular, recordou um sacerdote italiano Salesiano, algumas religiosas Canosianas, três missionários Jesuítas portugueses, além de outro Jesuíta alemão, que foi assassinado em 1999. 
O Parlamento propôs conceder a cidadania a um grupo destes missionários, entregando o primeiro passaporte timorense durante a celebração do 90º aniversário do Padre João Felgueiras. Os três missionários portugueses, o Padre João Felgueiras, o padre José Martins, e o irmão Daniel de Ornelas (falecido), chegaram ao país em princípios dos anos 70 e permaneceram ali por mais de 24 anos durante a invasão indonésia da ilha.
Agradecendo ao Primeiro-ministro pela concessão da cidadania, o p. Felgueiras sublinhou a necessidade de "estimular outros religiosos e religiosas a ir para Timor, para evangelizar um número de crianças que cresce cada vez mais, de forma que eles próprios posam assumir o papel de líderes na fé neste rincão do mundo”. Os jesuitas estiveram sempre comprometidos com a população de Timor Oriental, antes e depois da independência do país, especialmente através da educação no San Jose High School de Dili, que lhes foi encomendado em 1993 e que regressará às mãos da diocese em finais de 2011.

O compromisso dos religiosos neste sector educativo continuará com um novo projecto que já está em marcha no oeste de Díli. Os jesuítas também estão presentes na paróquia de Railaco e num centro social em Suai, e são responsáveis pela pastoral e o cuidado da saúde e a educação das crianças da povoação. Muitos jovens de Timor Oriental entraram no noviciado e actualmente estudam para continuar a missão da Companhia de Jesus no país.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.