29/07/2011

Evangelho do dia e comentário

Stª Marta [i]






T. Comum– XVII Semana

Evangelho: Jo 11, 19-27

19 Muitos judeus tinham ido ter com Marta e Maria, para as consolarem pela morte de seu irmão. 20 Marta, pois, logo que ouviu que vinha Jesus, saiu-Lhe ao encontro; e Maria ficou sentada em casa.21 Marta disse então a Jesus: «Senhor, se estivesses cá, meu irmão não teria morrido. 22 Mas também sei agora que tudo o que pedires a Deus, Deus To concederá». 23 Jesus disse-lhe: «Teu irmão há-de ressuscitar». 24 Marta disse-Lhe: «Eu sei que há-de ressuscitar na ressurreição do último dia». 25 Jesus disse-lhe: «Eu sou a ressurreição e a vida; aquele que crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá; 26 e todo aquele que vive e crê em Mim, não morrerá eternamente. Crês isto?». 27 Ela respondeu: «Sim, Senhor, eu creio que Tu és o Cristo, o Filho de Deus, que vieste a este mundo».

Comentário:

Há uma afirmação importantíssima feita por Marta: «Sim, Senhor, eu creio que Tu és o Cristo, o Filho de Deus, que vieste a este mundo».

Porque a fez?

O contexto é interessante porque Lázaro, sabemos, era uma pessoa importante entre os judeus, percebemos que, a família dos três irmãos, pertenceria a uma classe social abastada e, por isso, acorre bastante gente para participar nas cerimónias fúnebres e para cumprimentar as duas irmãs.

Jesus vai fazer um grande milagre perante uma multidão de gente, milagre esse que tarará consequências tremendas ao ponto, por exemplo, de a certa altura, os chefes do povo terem decidido dar-lhe a morte para acabar com um testemunho vivo do poder divino de Cristo.

A declaração de Marta é, portanto, feita de tal forma que parece adiantar a justificação do milagre que se vai seguir e poderá vir a ser a “pedra de toque” para que muitos dos vão assistir à milagrosa ressurreição de Lázaro não se fiquem pela constatação do mesmo mas compreendam que ele aconteceu porque Jesus Cristo é, realmente, o Filho de Deus.

(ama, comentário sobre Jo 11, 19-27, 2010.07.29)


[i]       Santa Marta

Hoje, lembramos a vida de Santa Marta, que tem seu testemunho gravado nas Sagradas Escrituras. Padres e teólogos encontram em Marta e sua irmã Maria, a figura da vida activa (Marta) e contemplativa (Maria). O nome Marta vem do hebraico e significa "senhora".
No Evangelho, Santa Marta apresenta-se como modelo activo de quem acolhe: "... Jesus entrou em uma aldeia e uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa". (Lc 10,38)
Esta não foi a única vez, já que é comprovada a grande amizade do Senhor para com Marta e seus irmãos, a ponto de Jesus chorar e reviver o irmão Lázaro.
A tradição diz-nos que diante da perseguição dos judeus, Santa Marta, Maria e Lázaro, saíram de Betânia e tiveram de ir para França, onde se dedicaram à Evangelização. Santa Marta é considerada em particular como padroeira das cozinheiras e a sua devoção teve início na época das Cruzadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.