“Os europeus estão chamados a empenhar-se em criar as condições para uma coesão profunda e uma colaboração efectiva entre os povos”, destacou Bento XVI.
Esta foi a sua reflexão no discurso que dirigiu à presidente do parlamento da Bulgária, Tsetska Tsacheva, que recebeu hoje no Vaticano, juntamente com uma delegação católico-ortodoxa procedente desse país, por ocasião da festa dos Santos Cirilo e Metódio.
O Papa destacou a importância de que “a Europa cresça também na dimensão espiritual, seguindo os passos da sua melhor história”.
“Para construir a nova Europa sobre bases sólidas, não basta apelar somente aos interesses económicos, mas é necessário partir dos valores autênticos, que têm seu fundamento na lei moral universal, inscrita no coração de cada homem”, declarou.
Considerou que “a unidade do continente, que está progressivamente amadurecendo nas consciências e está se definindo também no aspecto político, representa uma perspectiva de grande esperança”.
E destacou que os santos Cirilo e Metódio recordam à Europa “que sua unidade será mais firme na medida em que se basear nas raízes cristãs comuns”.
“De facto, na complexa história da Europa, o cristianismo representa um elemento central e determinante”, acrescentou.
Aos membros da delegação da Bulgária que se encontram em Roma, O Papa desejou que a herança dos santos irmãos Cirilo e Metódio “alimente sempre em cada um de vós o desejo de valorizar o património espiritual das vossas terras e, ao mesmo tempo, o da abertura e da comunhão no respeito recíproco”.
INFORMAÇÕES MUITO BREVES [De vez em quando] 2011.05.27
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.