27/04/2011

Confidências de alguém - 10

Confidências de Alguém

Nota de AMA: 
Estas “confidências” têm, obviamente, um autor, que não se revela; foram feitas em tempo indeterminado, por isso não se lhes atribui a data. O estilo discursivo revela, obviamente, que se tratam de meditações escritas ao correr da pena. A sua publicação deve-se a ter considerado que, nelas se encontram muitas situações e ocorrências que fazem parte do quotidiano que, qualquer um, pode viver.



Aniversário 

Aqui estou eu, com cinquenta anos de vida.
Ou seja, meio século!
Esta palavra solene dá talvez, melhor a dimensão de uma realidade todavia difícil de aceitar.
Tudo passou tão depressa...
Tenho muito vivas e nítidas, cenas de toda uma vida, como que um filme que vertiginosamente passa na minha memória e penso que a maravilha que é um ser humano, a sua complexidade e a sua capacidade de síntese e, ao mesmo tempo, de resistência, são entre muitas outras, características inigualáveis no mundo existente.
Só um Deus poderosíssimo e omnisciente poderia ser o autor.
Revejo todos os erros, as faltas, as omissões, as ofensas, algumas bem graves e com possíveis consequências para terceiros.

Só um Deus de bondade e misericórdia infinitas poderia perdoar.

Tenho presente a minha inveja, o meu orgulho, a minha crítica, o meu julgamento dos outros.

Só um Deus infinitamente justo poderia avaliar-me.

Tantas coisas que prometi fazer, tantos planos, tantas promessas, tantos propósitos... tanta coisa que ficou apenas na intenção nunca concretizada.

Só um Deus Eterno poderia esperar indefinidamente.

Tanto pedir, implorar, quase exigir, esquecendo-me quase sempre de agradecer.
Por tudo isto, Senhor, e muito mais que só Tu mesmo sabes porque a minha pouca cabeça esquece e desvia, estes cinquenta anos de vida Te são devidos inteiramente: porque me criaste, porque me ouviste, porque me perdoaste, porque me inspiraste, porque fizeste sempre umas contas à maneira divina, valorizando muitíssimo o meu pequenino Haver em detrimento do meu enormíssimo Dever.
Deixa-me, Senhor, que Te diga, desta forma tão simples, o que é o grito da minha alma, este anseio enorme e avassalador que me incendeia o peito: 

Bem sei que Te amo, Senhor meu, bem o sinto, mas esta insatisfação de não saber amar-te mais, com loucura absoluta até tomares completamente conta de mim.

Com esse amor tão intenso não me seria possível ofender-te nunca mais e então eu seria completamente feliz.
Então, a Tua Santíssima, Amabilíssima e Justíssima Vontade seria plena e completamente aceite por mim, sem dúvidas, sem hesitações, sem perguntas.
Tenho tido, bem o sei, excelentes advogados junto de Ti.

Essa que é a minha e Tua Mãe que constantemente Te diz bem de mim, tentando esbater as minhas enormes faltas e realçar as minúsculas virtudes, é incansável na sua protecção deste seu pobre filho.

Esse que me deste à cinquenta anos como guardião atento e disponível, quantas vezes não terá aplacado a Tua Justiça e contemporizado algum tempo de arrependimento.

Que fiz eu, Senhor, para merecer tais graças, tais benefícios?
Interrogo-me e tenho receio:
Que queres Tu de mim, Senhor?
Não vês que não presto?
Que não correspondo?
Que não mereço confiança?
Eu não discuto, Senhor, a Tua Vontade.
Mas pesa-me esta dúvida de poder merecer tais graças, tal confiança, tal amor.
Só a certeza que tenho que nunca me pedirias ou pedirás nada que seja impossível ou demasiado para mim, me conforta e sossega.
Tenho a certeza que Tu, Senhor de Infinita Bondade, me darás os meios e auxílios necessários para tanto.
Ajuda-me Senhor, a estar atento a essas inspirações, a esses sussurros que constantemente insinuas no meu coração.
Que eu os entenda e os ponha em prática, com determinação e alegria.
Todo o tempo, Senhor, que quiseres ainda manter-me nesta Terra seja o necessário para eu merecer essa outra vida pela qual anseio, da contemplação da Tua Divina Face.
Por todo este tempo que ainda me resta antes de me apresentar definitivamente perante Ti, eu esteja preparado, pronto para esse encontro.

Não me abandones senhor. Sabes bem que sem Ti nada posso, nada valho.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.