23/03/2011

Evangelho do dia e comentário

Quaresma - II Semana

Evangelho: Mt 20, 17-28

17 Ao subir Jesus para Jerusalém, tomou à parte os doze discípulos, e disse-lhes pelo caminho: 18 «Eis que subimos a Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas, e O condenarão à morte, 19 e O entregarão aos gentios para ser escarnecido, açoitado e crucificado, e ao terceiro dia ressuscitará». 20 Então, aproximou-se d'Ele a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos, prostrando-se, para Lhe fazer um pedido. 21 Ele disse-lhe: «Que queres?». Ela respondeu: «Ordena que estes meus dois filhos se sentem no Teu reino, um à Tua direita e outro à Tua esquerda». 22 Jesus disse: «Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu hei-de beber?». Eles responderam-Lhe: «Podemos». 23 Disse-lhes: «Efectivamente haveis de beber o Meu cálice, mas, quanto a sentar-se à Minha direita ou à Minha esquerda, não pertence a Mim concedê-lo; será para aqueles para quem está reservado por Meu Pai». 24 Os outros dez, ouvindo isto, indignaram-se contra os dois irmãos.25 Mas Jesus chamou-os e disse-lhes: «Vós sabeis que os príncipes das nações as subjugam e que os grandes as governam com autoridade. 26 Não seja assim entre vós, mas todo aquele que quiser ser entre vós o maior, seja vosso servo, 27 e quem quiser ser entre vós o primeiro, seja vosso escravo. 28 Assim como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida para resgate de todos».

Comentário:

As mães querem sempre o melhor para os seus filhos e aproveitam todos os ensejos para intercederem por eles mesmo que, como é o caso, a ocasião talvez não seja a mais oportuna ou não saibam mesmo se o que pedem é o mais conveniente.
Mas, Jesus, ouve aquela mãe – Jesus ouve sempre as interpelações apaixonadas – e não deixa de responder.
Com uma pergunta? É verdade e uma pergunta séria e algo dramática.
E, quem responde, não é aquela mãe, são os filhos por quem intercedia porque, eles, - talvez não lhes interessasse muito o pedido -, compreenderam muito bem o que o Senhor lhes perguntava.
«Podemos» é uma resposta completa, total, definitiva.
Dão-na porque sabem, intimamente, que o Senhor lhes dará os meios e a força para que “possam”.

(ama, comentário sobre Mt 20, 17-28, 2011.02.23)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.