21/01/2011

Vultos da Igreja que eu conheci



OBSERVANDO

João da Silva Campos Neves (1978 -1971)

D. João da Silva Campos Neves, nasceu no lugar e freguesia dos Cepos, concelho de Arganil, em 1889.07.31 e faleceu em 1980.03.02.

  • Ordenado Sacerdote em 1911.12.23
  • Sagrado Bispo Titular Auxiliar de Lisboa com o Título de Bispo de Vatarba e em 1931.05.27
  • Nomeado Bispo de Lamego em 1948.10.29

Frequentava a casa de meus Pais, em Monte Real, onde passava umas duas semanas todos os anos.


Em 1938 benzeu a nova Capela das Termas de Monte Real.

Nesta capela, em 1949, administrou o Sagrado Crisma à minha irmã Belinha e a mim.
Lembro-me que antes me disse mais ou menos: 

“Vou dar-te um estalo mas é a fingir”.

Recordo um episódio deveras singular passado em casa dos meus Pais onde estava, como de costume, hospedado. 

Um dia levantando-se de madrugada e não encontrando a chave da porta tentou saltar por uma janela que dava para o alpendre. Só que as vestes episcopais se emaranharam nas pernas tendo caído com estrondo em cima de um móvel. 


O meu Pai acordou e foi encontrar o Senhor D. João, estatelado, rindo a bom rir da aventura.

Era a pessoa mais simpática e afável que imaginar se possa, aliás, o seu rosto irradiava essa simpatia e afabilidade.



1 comentário:

  1. 1949, ou seja, o ano em que eu nasci e em que nesse mesmo ano foste meu padrinho de Baptismo.

    Já agora ficas a saber que fui baptizado no dia 18 de Abril de 1949.

    Um abraço

    E a Capela continua aberta ao culto nos meses de Verão na época termal.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.