23/01/2011

Evangelho e comentário do dia


Tempo comum - III Semana



EvangelhoMt 4, 12-23

12 Tendo Jesus ouvido dizer que João fora preso, retirou-Se para a Galileia. 13 Depois, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, situada junto do mar, nos confins de Zabulon e Neftali, 14 cumprindo-se o que tinha sido anunciado pelo profeta Isaías, quando disse: 15 “Terra de Zabulon e terra de Neftali, terra que confina com o mar, país além do Jordão, Galileia dos gentios! 16 Este povo, que jazia nas trevas, viu uma grande luz, e uma luz levantou-se para os que jaziam na sombra da morte”. 17 Desde então, começou Jesus a pregar: «Fazei penitência porque está próximo o Reino dos Céus».
23 Jesus percorria toda a Galileia, ensinando nas sinagogas e pregando o Evangelho do reino de Deus, e curando todas as enfermidades entre o povo.
Comentário:



Jesus escolhe, preferencialmente as Sinagogas para anunciar o Reino de Deus e para ensinar o povo. Certamente que o faz com a intenção expressa de vincar bem que não traz uma nova doutrina que necessite de locais novos, diferentes, para ser transmitida mas, ensinando a mesma doutrina de sempre, sob uma nova luz, transmite ao povo anónimo que acorre com regularidade à casa do Senhor, os ensinamentos imprescindíveis para caminhar de acordo com a Vontade de Deus.
A casa de Deus é, pois, o local ideal para saber o que se precisa para seguir a Cristo, Ele está sempre presente, esperando por todos quantos, sedentos de palavras de Vida Eterna, ali acorram para serem instruídos e alimentados na Palavra. 


(ama, comentário sobre Mt 4, 12-23, 2011.01.23)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.