24/12/2010

Natal em tempo de guerra!


Sozinho
Na minha tenda, numa noite destas!

Tão longe o tempo da mocidade,
do sapatinho na chaminé

A que distância
a noite alegre
a recitar versos,
a cantar fados,
a dizer coisas sem importância.

Sozinho
Na minha tenda, numa noite destas!

A meu lado,
de repente,
serenos e confiantes,
como se fosse LÁ
e não AQUI,
obedecendo a rito já antigo,
ELES vêm pouco a pouco:

O meu Pai,
a minha Mãe,
os Manos,
a criadagem.

E eu, sem peru,
nem Bolo Rei
e até
(que tristeza)
sem versos.

Como derradeira ilusão
Lá, no meu quarto vazio,
eu sinto que o coração
se transforma em Presépio
e sereno e grave me ajoelho
e eu e ELES rezamos:

- Graças meu Deus!

- Menino, Te Deum Laudamus!

Angola, Bessa Monteiro, Natal 1963

1 comentário:

  1. Curioso que 10 anos depois passei eu o meu Natal no destacamento de Mato Cão na Guiné.

    Até já para um abraço em família.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.