29/11/2010

Textos de Reflexão para 29 de Novembro

1ª Segunda-Feira do Advento 29 de Novembro

Tema para consideração: Dispor-se interiormente

·         Purificação da alma
Perante a vinda eminente do Senhor, os homens devem dispor-se interiormente, fazer penitência dos seus pecados, rectificar a sua vida para receber a graça especial divina que traz o Messias. Tudo isso significa esse aplanar os montes, rectificar e suavizar os caminhos de que fala o Baptista. (...)
A Igreja na sua liturgia do Advento anuncia-nos todos os anos a vinda de Jesus Cristo, Salvador nosso, e exorta cada cristão a essa purificação da sua alma mediante uma renovada conversão interior. 

(Bíblia Sagrada, anotada pela Faculdade de Teologia da Universidade de Navarra, Comentário, Lc 3, 4-6)

Evangelho: Mt 8, 5-11

5 Tendo entrado em Cafarnaum, aproximou-se d'Ele um centurião, e fez-Lhe uma súplica, 6 dizendo: «Senhor, o meu servo jaz em casa paralítico e sofre muito». 7 Jesus disse-lhe: «Eu irei e o curarei». 8 Mas o centurião, respondeu: «Senhor, eu não sou digno de que entres na minha casa; diz, porém, uma só palavra, e o meu servo será curado. 9 Pois também eu sou um homem sujeito a outro, mas tenho soldados às minhas ordens, e digo a um: “Vai”, e ele vai; e a outro: “Vem”, e ele vem; e ao meu servo: “Faz isto”, e ele o faz». 10 Jesus, ouvindo estas palavras, admirou-Se, e disse para os que O seguiam: «Em verdade vos digo: Não achei fé tão grande em Israel. 11 Digo-vos, pois, que virão muitos do Oriente e do Ocidente, e se sentarão com Abraão, Isaac e Jacob no Reino dos Céus,



Nota:
Durante o Tempo do Advento não publicamos o costumado Comentário e/ou Meditação sobre o Evangelho do dia. Convidamos o leitor a fazê-lo e a amabilidade de o “postar) em comentários. 

Comentário:

Os maiores elogios que o Senhor faz a alguém e que constam nos Evangelhos, são feitos a propósito da Fé. Para se conseguir o que se pretende é fundamental acreditar profundamente que o Senhor pode, se quiser, fazê-lo. Não se pedem coisas como que para “experimentar” a Misericórdia do Senhor. Deus não se compadece com “experiências” ou “lágrimas de crocodilo”, atende, apenas, quem a Ele se dirige com a convicção profunda de que, Ele, ouve a petição, e, ouvindo-a, a atenderá se daí vier, de facto, um bem para quem Lhe pede. 

(ama, comentário sobre Mt 8, 5-11, 2010.10.27)

Doutrina: CCIC – 574:  Quais as dificuldades da oração?
                   CIC 2729-2733;  2754-2755

A distracção é a dificuldade habitual da nossa oração. Ela afasta da atenção a Deus e pode também revelar aquilo a que estamos apegados. O nosso coração deve então regressar humildemente ao Senhor. A oração é muitas vezes insidiada pela aridez, cuja superação, na fé, permite aderir ao Senhor, mesmo sem uma consolação sensível. A acédia é uma forma de preguiça espiritual devida ao relaxamento da vigilância e à negligência na guarda do coração.

Festa: Santo André - Apóstolo

                                                                                                                                                              Nota Histórica André, natural de Betsaida, foi primeiramente discípulo de João Baptista e depois seguiu a Cristo, a quem apresentou também seu irmão Pedro. Juntamente com Filipe introduziu à presença de Jesus uns gentios que O queriam ver, e foi ele também que indicou o rapaz que tinha os peixes e o pão. Segundo uma tradição, depois do Pentecostes pregou em diversas regiões e foi crucificado na Acaia. (SNL)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.