23/11/2010

Textos de Reflexão para 23 de Novembro

Terça 23 Nov
  
Evangelho: Lc 21, 5-11

5 Dizendo alguns, a respeito do templo, que estava ornado de belas pedras e de ricas ofertas, Jesus disse: 6 «De tudo isto que vedes, virão dias em que não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada». 7 Então interrogaram-n'O: «Mestre, quando acontecerão estas coisas, e que sinal haverá de que estão para acontecer?». 8 Ele respondeu: «Vede, não vos deixeis enganar; porque muitos virão em Meu nome, dizendo: Sou eu, está próximo o tempo. Não os sigais. 9 Quando ouvirdes falar de guerras e de tumultos, não vos assusteis; estas coisas devem suceder primeiro, mas não será logo o fim». 10 Depois disse-lhes: «Levantar-se-á nação contra nação e reino contra reino. 11 Haverá grandes terramotos por várias partes, pestes e fomes; aparecerão coisas espantosas e extraordinários sinais no céu.

Comentário:

No final do ano litúrgico, a Igreja deseja chamar-nos a atenção para as realidades da vida. Uma dessas realidades é, sem dúvida, a morte. Vida e morte são, assim, o que temos de enfrentar todos os seres humanos. Viver a vida não em função da morte mas vivê-la tendo muito em conta essa realidade inexorável. O que acontece agora é o que nos deve importar, não o que já passou e não voltará a repetir-se, nem tão pouco o dia de amanhã que, a existir, trará as suas próprias realidades. Viver o momento presente com a preocupação de o viver correctamente porque poderá muito bem ser, o último que tenhamos. 

(ama, comentário sobre Lc 21, 5-11, 2010.10.26)

Tema: Novíssimos – Juízo 6

Este “Juízo Particular” pode ter “recurso” no Juízo Final?
Não, o Juízo Final não fará mais que confirmar a sentença que Jesus Cristo deu à nossa alma. Talvez que, a grande diferença esteja na “assistência” já que será, também, um Juízo Universal onde estarão presentes todas as almas criadas por Deus desde o princípio dos tempos. 

(ama, comentário sobre Juízo 6, 2010.10.25)

Doutrina: CCIC – 568:  Quais as expressões da vida de oração?
                    CIC -  2697 – 2699

A tradição cristã conservou três modos para expressar e viver a oração: a oração vocal, a meditação e a oração contemplativa. Têm em comum o recolhimento do coração.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.