01/11/2010

Textos de Reflexão para 01 de Novembro

Segunda 01 Nov

Evangelho: Mt 5, 1-12

1 Vendo Jesus aquelas multidões, subiu a um monte e, tendo-Se sentado, aproximaram-se d'Ele os discípulos. 2 E pôs-Se a falar e ensinava-os, dizendo: 3 «Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4 «Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. 5 «Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. 6 «Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7 «Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8 «Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9 «Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.10 «Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.11 «Bem-aventurados sereis, quando vos insultarem, vos perseguirem, e disserem falsamente toda a espécie de mal contra vós por causa de Mim.12 Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois também assim perseguiram os profetas que viveram antes de vós.

Comentário:

Bem-aventurados… diz o Senhor no Evangelho da Missa de hoje.
Todos os que O escutam no Sermão da Montanha, sentem a esperança renascer no coração e a e a confiança instalar-se na alma.
Quem o diz é nem mais nem menos, que Jesus Cristo: Bem-aventurados!
Queremos fazer parte dos que enumeras mas, sobretudo, dá-nos Senhor, um coração puro para que possamos ver-te conforme prometes. Contemplar o Teu Rosto é o nosso desejo e nossa felicidade. Vultum Tuum, Domine, requiram. 

(ama, Meditação sobre Mt 5, 1-12, 2009.06.08 Cristo Rei 11.30)

Tema: Novíssimos

Mês de Novembro que, tradicionalmente, a Igreja considera de forma mais acentuada os “Novíssimos”, nome que se dá ao que sucederá ao homem depois da morte.
São considerados, principalmente: Morte, Juízo, Inferno e Paraíso.
Novembro começa logo no primeiro dia por nos lembrar Todos os Santos aqueles, conhecidos e desconhecidos que gozam na Eternidade da presença de Deus que é o fim último do homem para o qual tende desde que nasce.
Logo depois, lembramos os Fiéis Defuntos, os que já partiram para a Eternidade e que lembramos com saudade tendo o dever de rezar por eles para que encontrem a plenitude do gozo eterno.
Consideramos também a Comunhão dos Santos, uma verdade de fé que nos conduz à certeza de que todos, os que ainda peregrinamos na terra e os que já partiram, estamos unidos na mesma “linha de comunicação” com Deus e que, uns e outros, podemos interceder e merecer consoante os casos e circunstâncias de cada um. 

(ama, comentário sobre Novíssimos, 2010.010.08)

Doutrina: CCIC – 446:  Ao dizer: «não farás para ti qualquer imagem
                                       esculpida» (Ex 20,3) proíbe-se o culto das imagens?
                   CIC 2129-2132; 2141

No Antigo Testamento, este mandamento proíbe representar o Deus absolutamente transcendente. Porém, a partir da Encarnação do Filho de Deus, o culto cristão das imagens sagradas é justificado (como afirma o segundo Concílio de Niceia, de 787), porque se funda no Mistério do Filho de Deus feito homem, no qual Deus transcendente se torna visível. Não se trata duma adoração da imagem, mas de uma veneração de quem nela é representado: Cristo, a Virgem, os Anjos e os Santos.


Festa: Todos os Santos

Nota Histórica 

«Os Santos, tendo atingido pela multiforme graça de Deus a perfeição e alcançado a salvação eterna, cantam hoje a Deus no Céu, o louvor perfeito e intercedem por nós.
A Igreja proclama o mistério pascal, realizado na paixão e glorificação deles com Cristo, propõe aos fiéis os seus exemplos, que conduzem os homens ao Pai por Cristo; e implora, pelos seus méritos, as bênçãos de Deus.
     Segundo a sua tradição, a Igreja venera os Santos e as suas relíquias
  autênticas, bem como as suas imagens. É que as festas dos Santos
    proclamam as grandes obras de Cristo nos Seus servos e oferecem aos fiéis os bons exemplos a imitar» 
(Constituição Litúrgica, n.º 104 e 111).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.