01/11/2010

Bom Dia! Novembro 01, 2010


Na discussão que teve lugar no Sinédrio, sobre o que fazer com os discípulos de Jesus Cristo, levantou-se a voz de Gamaliel numa locução cheia de sabedoria e bom senso: 

«Se este desígnio ou esta obra for de homens, será derrubada; mas, se for de Deus, não podereis derrubá-los... podereis talvez ser realmente achados como lutadores contra Deus.» [i]
A opção de seguir as instruções de Cristo foi tomada livremente pelos Apóstolos, é verdade, mas a força, stamina [ii], e destemor só lhes foi possível com a sua decisão de dar a Deus o que era de Deus, neste caso, a missão que o próprio Jesus Cristo, lhes tinha confiado.
E, o facto é que, três séculos mais tarde ([iii]), César vem a reconhecer que era perfeitamente possível – melhor, natural e benéfico – as duas opções coexistirem. Mais, este facto trouxe a unidade e coesão de um vasto Império em risco de colapso.
Daqui que não se entenda como, nos dias de hoje, persistam próceres de diversa origem que advogam uma sociedade sem Deus, ou melhor, que não deve nada a Deus nem tem que se preocupar com isso.
Dir-se-á que tal tem a ver com questões de fé o que é provável mas omite-se que tem sobretudo a ver com questões de inteligência e bom senso com base no que, neste aspecto, foi acontecendo ao longo de, pelo menos, três mil anos de história, o que parece ser muito.

33


[i] Discurso de S. Paulo em Actos dos Apóstolos.5:34-39.
[ii] Stamina: a capacidade de sustentar um esforço prolongado e cheio de dificuldades
[iii] Constantino legalizou e apoiou fortemente a cristandade por volta do tempo em que se tornou imperador, com o Édito de Milão, 313 d. c.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.