09/11/2010

Textos de Reflexão 09 de Novembro

Terça 09 Nov
  
Evangelho: Jo 2, 13-22

13 Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. 14 Encontrou no templo vendedores de bois, ovelhas e pombas, e os cambistas sentados às suas mesas. 15 Tendo feito um chicote de cordas, expulsou-os a todos do templo, e com eles as ovelhas e os bois, deitou por terra o dinheiro dos cambistas e derrubou as suas mesas. 16 Aos que vendiam pombas disse: «Tirai isto daqui, não façais da casa de Meu Pai casa de comércio». 17 Então lembraram-se os Seus discípulos do que está escrito: “O zelo da Tua casa Me consome”. 18 Tomaram então a palavra os judeus e disseram-Lhe: Que sinal nos mostras para assim procederes?». 19 Jesus respondeu-lhes: «Destruí este templo e o reedificarei em três dias». 20 Replicaram os judeus: «Este templo foi edificado em quarenta e seis anos, e Tu o reedificarás em três dias?». 21 Ora Ele falava do templo do Seu corpo. 22 Quando, pois, ressuscitou dos mortos os Seus discípulos lembraram-se do que Ele dissera e acreditaram na Escritura e nas palavras que Jesus tinha dito.
Comentário:

A falta de respeito pela Casa de Deus provoca no Senhor como que uma explosão de ira, a única que os Evangelhos nos relatam. É sintomático que assim seja porque, Jesus normalmente pacífico se exalta com algo que Ele próprio considera como uma falta grave de desrespeito para com Deus. Talvez possamos pôr o caso em nós se acontecesse que alguém invadisse a nossa casa e a transformasse noutra coisa qualquer que desvirtuasse por completo o nosso lar, onde habitamos com a nossa família.
Sendo, pois, o Templo, o Lar onde Deus habita com a Sua Família, a Santíssima Trindade, que se pode esperar do Filho se não uma atitude de forte repulsa e reprovação? 

(ama, comentário sobre Jo 2, 13-22, 2010.10.21)

Tema: Novíssimos – Paraíso 2

O Paraíso é um prémio? Podemos dizer que sim mas, na verdade, é a justa retribuição de uma alma que o procurou com fortaleza e coerência durante a vida terrena. 

(ama, comentário sobre Paraíso 2, 2010.10.19)

Doutrina: CCIC – 554:  Em que consiste a intercessão?
                    CIC -  2634 – 2636; 2647

A intercessão consiste no pedir em favor doutro. Ela conforma-nos e une-nos à oração de Jesus que intercede junto do Pai por todos os homens, em especial pelos pecadores. A intercessão deve estender-se também aos inimigos

Festa: Dedicação da Basílica de São João de Latrão

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.