23/10/2010

Textos de Reflexão para 23 de Outubro

Evangelho: Lc 13, 1-9

1 Neste mesmo tempo chegaram alguns a dar-Lhe a notícia de certos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com o dos sacrifícios deles. 2 Jesus respondeu-lhes: «Vós julgais que aqueles galileus eram maiores pecadores que todos os outros galileus, por terem sofrido tal sorte? 3 Não, Eu vo-lo digo; mas, se não fizerdes penitência, todos perecereis do mesmo modo. 4 Assim como também aqueles dezoito homens sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou; julgais que eles também foram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém? 5 Não, Eu vo-lo digo; mas, se não fizerdes penitência, todos perecereis do mesmo modo». 6 Dizia também esta parábola: «Um homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi buscar fruto e não o encontrou. 7 Então disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho buscar fruto a esta figueira e não o encontro; corta-a; para que está ela inutilmente a ocupar terreno? 8 Ele, porém, respondeu-lhe: Senhor, deixa-a ainda este ano, enquanto eu a cavo em volta e lhe deito estrume; 9 se com isto der fruto, bem está; senão, cortá-la-ás depois».

Comentário:

A paciência do Senhor é infinita e, Ele, deixa-se mover por ela com grande facilidade e débeis argumentos. O vinhateiro pediu-lhe mais um ano, que ia pôr adubo e cuidar melhor da figueira e, o dono da vinha, mesmo antevendo que os resultados seriam fracos ou inexistentes, acede com complacência.
Se estamos realmente dispostos a dar frutos peçamos-lhe mais um pouco de paciência para connosco, cuidemos de fazer realmente o que nos compete e que é, unicamente, fazer a Vontade de Deus sempre e em qualquer circunstância.
Procedendo assim, seguramente que os frutos surgirão e o dono da vinha dará por bem empregue a Sua condescendência. 

(ama, comentário sobre Lc 13, 1-9, 2010.08.16)

Tema: Virtudes - Pureza 7

A purificação exige oração, a prática da castidade, a pureza de intenções e do olhar. 

(Catecismo da Igreja Católica, nr. 2532)

Doutrina: CCIC – 438: Que importância dá a Igreja ao Decálogo?
                  CIC – 2064-2068

Fiel à Escritura e ao exemplo de Jesus, a Igreja reconhece ao Decálogo uma importância e um significado basilares. Os cristãos estão obrigados a observá-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.