Evangelho: Lc 12, 54-59
54 Dizia também às multidões: «Quando vós vedes uma nuvem levantar-se no poente, logo dizeis: Aí vem chuva; e assim sucede. 55 E quando sentis soprar o vento do sul, dizeis: Haverá calor; e assim sucede.56 Hipócritas, sabeis distinguir os aspectos da terra e do céu; como, pois, não sabeis reconhecer o tempo presente? 57 E porque não discernis também por vós mesmos o que é justo? 58 Quando, pois, fores com o teu adversário ao magistrado, faz o possível por fazer as pazes com ele pelo caminho, para que não suceda que te leve ao juiz, e o juiz te entregue ao guarda, e o guarda te meta na cadeia. 59 Digo-te que não sairás de lá, enquanto não pagares até o último centavo».
Comentário:
Parece evidente que, neste trecho do Evangelho de São Lucas, Jesus se refere à rectidão de intenção. De facto, tentar escamotear a evidência apenas porque, no momento, nos convém é apenas adiar o problema. Encarar as coisas, os incidentes da vida corrente, de frente, com decisão e coragem, é “meio caminho andado” para a sua solução. Tratemos de ir pagando a dívida que mantemos com o nosso Criador e Senhor, não deixemos para o último momento esse acerto de contas. Poderemos não ter tempo para o fazer.
(ama, comentário sobre Lc 12, 54-58, 2010.08.18)
Entre as virtudes humanas que ajudam a viver a santa pureza está a laboriosidade, o trabalho constante, intenso. Muitas vezes os problemas de pureza são de ócio ou de preguiça.
(Francisco Fernández carvajal, Hablar com Dios, Tempo Comum 2ª Dom., Ciclo B, trad ama)
Doutrina: CCIC – 437: Qual a relação do Decálogo com a Aliança?
CIC – 2058-2063; 2077
O Decálogo compreende-se à luz da Aliança, na qual Deus se revela, dando a conhecer a sua vontade. Na observância dos mandamentos, o povo mostra a sua pertença a Deus e responde com gratidão à sua iniciativa de amor.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.