19/10/2010

Textos de Reflexão para 19 de Outubro

Evangelho: Lc 12, 35-38
35 «Estejam cingidos os vossos rins e acesas as vossas lâmpadas. 36 Fazei como os homens que esperam o seu senhor quando volta das núpcias, para que, quando vier e bater à porta, logo lha abram. 37 Bem-aventurados aqueles servos, a quem o senhor quando vier achar vigiando. Na verdade vos digo que se cingirá, os fará pôr à sua mesa e, passando por entre eles, os servirá. 38 Se vier na segunda vigília, ou na terceira, e assim os encontrar, bem-aventurados são aqueles servos.
Comentário:

Na verdade o Senhor não faz mais que avisar algo que todos, mesmo os despreocupados, sabemos: A morte virá em momento que não sabemos!
Estar preparado para morrer?
Sim, parece-me lógico. Se não me preparar para o que tenho como certo como farei para aquilo que não sei?
Diria: preparo-me para amanhã ir a determinado local, o próximo mês em que terei de ir ao médico, aquele exame daqui a algum tempo, a viagem que programei… enfim, coisas que, muito provavelmente acontecerão mas que, na realidade, não tenho a certeza que venham a realizar-se.
E, no entanto, preparo-me, vou “arranjando as coisas” para o momento previsto.
Mas, para a morte que não sei quando chegará, não faço nada?
Não quero sequer pensar no assunto?
Acho desnecessário?
Talvez mórbido?
Preparar-se para morrer não quer dizer de forma nenhuma desejar morrer. Pelo contrário, o desejar viver, o melhor possível, deve levar-nos a esse descanso e tranquilidade de espírito que é estar, sempre, preparado para o momento derradeiro. 

(ama, comentário sobre Lc 12, 35-38)  

Tema: Virtudes - Pureza 3

A pureza é requisito indispensável para amar. Ainda que não seja a primeira nem a mais importante das virtudes, nem a vida cristã se pode reduzir a ela, todavia, sem a castidade não há caridade, e esta é a primeira virtude e a que dá a sua perfeição e fundamento a todas as outras.

(J. L. Soria, Amar y vivir la castidad, Palabra, Madrid 1976, pg. 45, trad ama)

Doutrina: CCIC – 434: «Mestre, que devo fazer de bom para alcançar a
                                         vida eterna?» (Mt 19,16)
                   CIC – 2052-2054; 2075-2076

Ao jovem que lhe faz esta pergunta, Jesus responde: «Se queres entrar na vida, observa os mandamentos», e acrescenta: «Vem e segue-me» (Mt 19,16-21). Seguir Jesus implica observar os mandamentos. A Lei não é abolida, mas o homem é convidado a encontrá-la na pessoa do divino Mestre, que em si mesmo a cumpre perfeitamente, lhe revela o pleno significado e atesta a sua perenidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.