17/10/2010

Textos de Reflexão para 17 de Outubro

Evangelho: Lc 18, 1-8

1 Disse-lhes também uma parábola, para mostrar que importa orar sempre e não cessar de o fazer: 2 «Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus nem respeitava os homens. 3 Havia também na mesma cidade uma viúva, que ia ter com ele, dizendo: Faz-me justiça contra o meu adversário. 4 Ele, durante muito tempo, não a quis atender. Mas, depois disse consigo: Ainda que eu não tema a Deus nem respeite os homens, 5 todavia, visto que esta viúva me importuna, far-lhe-ei justiça, para que não venha continuamente importunar-me». 6 Então o Senhor acrescentou: «Ouvi o que diz este juiz iníquo. 7 E Deus não fará justiça aos Seus escolhidos, que a Ele clamam dia e noite, e tardará em socorrê-los? 8 Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Mas, quando vier o Filho do Homem, julgais vós que encontrará fé sobre a terra?».

Comentário:

É verdade, muitas vezes não sabemos bem o que pedir! As necessidades são tantas, os problemas acumulam-se diariamente, as soluções não estão à vista!
Tentamos organizar os nossos pedidos de modo a “cobrir” todas as nossas necessidades, talvez, com algum escrúpulo que pode muito bem ocorrer: se não pedir isto, desta forma…! Bom… muitas vezes as necessidades não o são realmente e, as preocupações nascem no nosso espírito aumentadas pela imaginação que dá voltas e reviravoltas aos problemas. Tenhamos uma certeza: Deus Nosso Senhor, sabe muito bem o que precisamos e quer que Lho peçamos sem desfalecimento. Talvez que não nos conceda exactamente o que pedimos mas nem por isso devemos parar de pedir. Talvez que, em vez de pedir que nos aligeire a carga sobre os nossos ombros, pedir-lhe, antes, que nos dê uns ombros fortes para a suportar. 

(ama, comentário sobre Lc 18, 18, 2010.08.16)

Tema: Virtudes - Pureza 1

A pureza como virtude, quer dizer, capacidade de 'manter o próprio corpo em santidade e respeito' (cfr. 1 Tes 4,4), aliada ao Dom de Piedade, como fruto da habitação do Espírito Santo no 'templo' do corpo, realiza nele uma plenitude tão grande de dignidade nas relações interpessoais, que o 'próprio Deus é glorificado nele'. A pureza é glória do corpo humano diante de Deus. É a glória de Deus no corpo humano. (joão Paulo II, Audiência geral, 1981.03.18)

Doutrina: : CCIC – 432:  Quais são os preceitos da Igreja?
                   CIC 2042 – 2043

São: 1) participar na missa do Domingo e Dias Santos de Guarda e abster-se de trabalhos e actividades que impeçam a santificação desses dias; 2) confessar os pecados recebendo o sacramento da Reconciliação ao menos uma vez cada ano; 3) comungar ao menos pela Páscoa da Ressurreição; 4) guardar a abstinência e jejuar nos dias marcados pela Igreja; 5) contribuir para as necessidades materiais da Igreja, cada um segundo as próprias possibilidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.