09/10/2010

Textos de Reflexão para 09 de Outubro

Evangelho: Lc 11, 27-28

27 Aconteceu que, enquanto Ele dizia estas palavras, uma mulher, levantando a voz do meio da multidão, disse-Lhe: «Bem-aventurado o ventre que Te trouxe e os peitos a que foste amamentado». 28 Porém, Ele disse: «Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática».

Comentário:

A amplitude das bem-aventuranças fica aqui bem definida por Jesus. Fazer a vontade de Deus e pô-la em prática é o caminho certo para a Vida Eterna no seio de Deus.
Tudo o resto, a proximidade que possamos ter com Jesus, as muitas horas de oração que Lhe dediquemos, as boas obras que praticarmos, tudo isso, só terá de facto valor se for feito de acordo com essa Vontade Soberana do Nosso Senhor e Criador.
Senhor, o que queres que faça, agora, neste preciso momento, nesta situação em que me encontro, perante este problema que enfrento, com esta tarefa que tenho de levar a cabo?
Sim… que queres que faça?
Esta invocação simples, directa, confiante, filial terá sempre uma resposta. Poderá não ser aquela que esperamos mas é, seguramente, a que mais nos convém nesse determinado momento. 

(ama, comentário sobre Lc 11, 27-28, 2010.08.06)

Tema: Virtudes – Obediência 7

Muitas vezes parecia-me não poder suportar o trabalho conforme a minha natural capacidade; disse-me o Senhor: Filha, a obediência dá forças. 

(Stª Teresa d’Ávila, Fundaciones, prol. 2, trad ama)

Doutrina: CCIC – 424: Que outros tipos de graça existem?
                  CIC – 1999-2000; 2003-2004; 2023-2024

Para além da graça habitual, existem: as graças actuais (dons circunstanciais); as graças sacramentais (dons próprios de cada sacramento); as graças especiais ou carismas (que têm como fim o bem comum da Igreja), entre as quais as graças de estado, que acompanham o exercício dos ministérios eclesiais e das responsabilidades da vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.