02/10/2010

Bom Dia! Outubro 02, 2010





Esta conduta é absolutamente normal e não tem que ver com ambição que é uma coisa diferente.
Ambicionar é normalmente um desejo exagerado de obter algo que se tem como ideal para a felicidade própria e que só se satisfaz quando se obtém. Desde este ponto de vista, a ambição é naturalmente má porque deforma os objectivos concretos nascidos de um desejo de melhoria em algo nascido da imaginação ou de simples impulsos pouco elaborados.
Querer possuir um automóvel melhor e mais confortável parece absolutamente legítimo e normal; querer que esse automóvel seja de uma determinada marca, cor, potência e outras especificidades não parece ser um objectivo sério porque, neste caso, talvez se jogue a “felicidade” ou aquilo que se possa considerar como tal, nesse bem concreto. Posso considerar-me feliz por ter um bom automóvel que satisfaça as minhas necessidades e corresponda ao meu gosto mas não é bom que só possa ser feliz, se esse mesmo bem for aquele que imaginei já que o mesmo não acrescentará nada à minha satisfação mas, talvez, ao meu ego.
Igualmente desejar ter meios económicos bastantes para levar uma vida confortável e proporcionar aos outros, à família, condições estáveis de vida e possível futuro não é o mesmo que querer ter muito mais meios de fortuna que permitam qualquer devaneio, a compra seja do que for mesmo que não seja necessário.






À primeira poderíamos chamar “paz económica” à segunda “ambição financeira”. Parece óbvio existirem grandes diferenças entre as duas – mesmo sem considerar o aspecto da legitimidade -, a primeira revela equilíbrio e razoabilidade, a segunda mero desejo que se expressa em algo que se pretende obter; a primeira satisfaz de forma permanente, a segunda, uma vez obtida, tende a conduzir a uma satisfação incompleta porque, entretanto, surgiu uma outra coisa que se deseja ainda mais.


2 de 36

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.