15/06/2010

Textos de Reflexão para 15 de Junho

Evangelho: Mt 5, 43-48

43 «Ouvistes que foi dito: “Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo”. 44 Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem. 45 Deste modo sereis filhos do vosso Pai que está nos céus, o qual faz nascer o sol sobre maus e bons, e manda a chuva sobre justos e injustos. 46 Porque, se amais somente os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem os publicanos também o mesmo? 47 E se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de especial? Não fazem também assim os próprios gentios? 48 Sede, pois, perfeitos, como vosso Pai celestial é perfeito.

Meditação:

Na Tua presença, viva, real, no Sacrário, pergunto: 
Senhor, perfeito, eu? Como o Teu Pai è perfeito! Senhor, sabes o que me pedes?

E, Tu, respondes:
 “Bem sei que não podes, aliás, tu, sozinho, não podes
nada”.

Eu insisto: 
Então, Senhor, porque mandas tal coisa?

Ficas-te em silêncio e, no silêncio oiço-te: 

“Não me interessa tanto se consegues ou não o que, sim, quero, é que tentes”.

E, eu, então, como Santo Agostinho, digo-te: Manda o que quiseres mas dá-me o que mandares.[i] (ama, meditação sobre Mt 5, 43-48, 2010.04.27)


Tema: Ajudar o próximo

Se desejamos ajudar o nosso próximo, não devemos reservar para nós nem lugar, hora ou época

(S. Filipe de Néri, Máximas, F.W.Faber, Cromwell Press SN12 8PH, nr. 119, trad. AMA)


[i] Da quod iube et iube quod vis

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.