09/06/2010

Textos de Reflexão 09 de Junho

Evangelho: Mt 5, 17-19

17 «Não julgueis que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim para os abolir, mas sim para cumprir.18 Porque em verdade vos digo: antes passarão o céu e a terra, que passe uma só letra ou um só traço da Lei, sem que tudo seja cumprido.19 Aquele, pois, que violar um destes mandamentos mesmo dos mais pequenos, e ensinar assim aos homens, será considerado o mais pequeno no Reino dos Céus. Mas o que os guardar e ensinar, esse será considerado grande no Reino dos Céus.

Comentário:

A responsabilidade dos que têm por missão educar ou conduzir outros é enorme. E isto envolve todos os que, pelo munus ou trabalho que desenvolvem podem, de qualquer modo, influir na educação, conceito ou opinião de outros.
Penso, neste momento, nos que desenvolvem o seu trabalho nos meios de comunicação e nas “contas” que inevitavelmente lhes serão pedidas quando se apresentarem perante o Juiz Supremo. (ama, comentário sobre Mt 5, 17-19, 2010.04.24)

Tema: Educar: A televisão

Os controlos estão baixando. A média de tempo que uma criança passa diante da televisão é de 4 a 6 horas por dia. Essa mesma criança passa só, em média, um quarto de hora com seu pai.
Actualmente, um rapaz antes de chegar à universidade passou mais tempo diante da televisão que diante do professor. O que significa isso? Que a televisão é «o grande educador» da sociedade.
É importante que os pais controlem a televisão pelos baixos valores que ensina aos seus filhos.



(Brent Bozell[i], 2006.03.17) (citação ama)


[i] Brent Bozell, 49 anos, é professor, colunista, comentarista de televisão, empresário, publicitário, pai de cinco filhos, fundador e presidente do Conselho de Pais para a Televisão dos Estados Unidos, uma organização radicada em Hollywood que promove a responsabilidade na indústria do entretenimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.