Padroeiros do blog: SÃO PAULO; SÃO TOMÁS DE AQUINO; SÃO FILIPE DE NÉRI; SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ
10/09/2017
Evangelho e comentário
Evangelho:
Mt 18, 15-20
15
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se o teu irmão te ofender, vai
ter com ele e repreende-o a sós. Se te escutar, terás ganho o teu irmão. 16 Se
não te escutar, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão
fique resolvida pela palavra de duas ou três testemunhas. 17 Mas se ele não
lhes der ouvidos, comunica o caso à Igreja; e se também não der ouvidos à
Igreja, considera-o como um pagão ou um publicano. 18 Em verdade vos digo: Tudo
o que ligardes na terra será ligado no Céu; e tudo o que desligardes na terra
será desligado no Céu. 19 Digo-vos ainda: Se dois de vós se unirem na terra
para pedirem qualquer coisa, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos
Céus. 20 Na verdade, onde estão dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no
meio deles».
Comentário:
Jesus Cristo apresenta uma
autêntica regra de conduta do cristão quando é ofendido.
Neste caso, infere-se que a
ofensa respeita exactamente ao facto de ser cristão, tem a ver com a Fé que
professa.
A sós, primeiro, e, depois,
com testemunhas para que fique claro quem tem razão.
A Igreja – Jesus Cristo –
não compele ninguém assim como o apostolado não deve empregar outros meios que
a persuasão pela palavra e pelo exemplo.
Mas, há de facto, um limite
e, que é, a vontade soberana de cada um em permanecer como está sem reconhecer
ou arrepender do erro.
Aqui o zelo apostólico nada
tem a fazer, apenas se deve rezar pedindo ao Senhor que ilumine a mente
obscurecida.
(AMA,
comentário sobre Mt 18, 15-20, 20.06.2017)
Fátima - Centenário - Oração diária,
Senhora de Fátima:
Neste ano do Centenário da tua vinda ao nosso País, cheios de confiança vimos pedir-te que continues a olhar com maternal cuidado por todos os portugueses.
No íntimo dos nossos corações instala-se alguma apreensão e incerteza em relação a este nosso País.
Sabes bem que nos referimos às diferenças de opinião que se transformam em desavenças, desunião e afastamento; aos casais desfeitos com todas as graves consequências; à falta de fé e de prática da fé; ao excessivo apego a coisas passageiras deixando de lado o essencial; aos respeitos humanos que se traduzem em indiferença e falta de coragem para arrepiar caminho; às doenças graves que se arrastam e causam tanto sofrimento.
Faz com que todos, sem excepção, nos comportemos como autênticos filhos teus e com a sinceridade, o espírito de compreensão e a humildade necessárias para, com respeito de uns pelos outros, sermos, de facto, unidos na Fé, santos e exemplo para o mundo.
Que nenhum de nós se perca para a salvação eterna.
Como Paulo VI, aqui mesmo em 1967, te repetimos:
“Monstra te esse Matrem”, Mostra que és Mãe.
Isto te pedimos, invocando, uma vez mais, ao teu Dulcíssimo Coração, a tua protecção e amparo.
AMA, Fevereiro, 2017
Cuidado con Snapchat, no es tan fugaz como parece
Snapchat es una de las mayores redes sociales que
existen en la actualidad
La red social Snapchat es una de las más utilizadas
por jóvenes y adolescentes en todo el mundo. Con más de 100 millones de
usuarios diarios a nivel mundial, es uno de los titanes de las redes con
Facebook, twitter e Instagram.
Además, donde más cala es en el público joven, ya
que el 70% de los usuarios de Snapchat tiene menos de 30 años.
¿Qué es lo que lo hace tan atrayente? Snapchat
permite enviar fotos y vídeos con límite de tiempo de visión, es decir, tras
unos segundos, desaparecerán. El usuario puede hacer que su foto o vídeo sea
visible un segundo, diez o incluso 24 horas con la opción de
"historias". Snapchat se presenta como una plataforma fugaz: lo que
se publica, desaparecerá enseguida.
Son varios los peligros que esta aplicación entraña
y de los que los jóvenes no suelen ser conscientes. BJ Foster, director de
contenido de la página All Pro Dad, especializada en temas de paternidad, ha
señalado cuatro peligros a los que se ven expuestos los usuarios de esta red
social:
1.- Falsa sensación de seguridad
Los vídeos y fotos subidos a snapchat desaparecen
después de un tiempo. Si el destinatario realiza una captura de pantalla del
mensaje, la aplicación avisa al remitente. Sin embargo, cualquiera puede
realizar una foto desde otro móvil, evitando así la notificación de la red
social.
Más aún, aunque Foster no lo especifica, existen
aplicaciones que permiten desactivar la notificación de captura. Algo que se
envió pensando que sería fugaz (una foto ridícula, un momento tonto) queda
atrapado y quizá republicado en la red, conservado para siempre en Internet.
2.- La foto pertenecerá a la compañía
Aunque la foto parezca desaparecer, los jóvenes
usuarios no son conscientes de que en los términos de uso de Snapchat está
específicamente indicado que cualquier foto subida a la aplicación pertenece
oficialmente a la compañía. Esto significa que pueden redistribuirla o venderla
a su antojo.
3.- Riesgo de abuso y acoso
Cualquier plataforma de este tipo puede verse
afectada por el cyberbullying, es decir, los insultos y el acoso insultante
insistente. En Snapchat cualquier foto puede ser modificada, de forma que
humille al retratado, mostrándolo en poses sugerentes o vergonzosas.
Snapchat tiene también la opción de que algunos
contenidos sean exclusivos; es decir, hay contenidos que ciertas personas no
pueden ver por estar "bloqueadas". Esta posibilidad de
"bloquear" puede alimentar rencores entre adolescentes.
4.- Depredadores sexuales
Finalmente, hay que advertir el peligro de los
depredadores sexuales que también se encuentran en Snapchat. Según BJ Foster,
una usuaria joven le dijo que recibía peticiones de amistad de desconocidos
continuamente, como algo normal. Los jóvenes deben saber que nunca deberían
aceptar como amigos a gente que no conozcan físicamente.
Teniendo en cuenta que siete de cada diez usuarios
de Snapchat son mujeres, conviene tener este último punto en cuenta, en
especial las más jóvenes.
REL
Hoy el reto del amor es estrenar algo.
Ayer, con sólo un mirada nos
empezó a entrar la risa. Y menos mal que nos reímos de estas cosas... Se
trataba de Lety, que se acababa de dar cuenta de que se le veía la manga de
camiseta que llevaba debajo del forro, y resultó ser una de las que en mi
última lavadora... ¡se había desteñido! De blanca había tomado un cierto color
amarillento.
Se echó a reír, mientras yo le
decía:
-Te voy a regalar una igual que
ésa, que no la utilizo y es nueva.
Y así, entre risas de unas y
otras, pensé que regalársela para hoy era una buena idea, ya que es Domingo de
Ramos, y se dice que en esta fiesta siempre hay que estrenar algo.
Inmediatamente me vino algo que
le he oído decir a nuestro sacerdote en este mismo día: "Hoy hay que
estrenar, y nosotros estrenamos Amor de Dios".
Hoy es un día nuevo, un nuevo
comienzo para ti y para mí. No importa cómo hayas llegado hasta esta Semana
Santa, ni si ayer te enfadaste, o si has estado un poco más dejado. Hoy hay un
nuevo estreno para ti, Cristo sale a tu encuentro y nos invita a todos a salir
con Él. Sólo necesita que tú le abras la puerta.
En este día, vuelve a declarar
que quieres que Él sea el Señor de tu vida, agita los ramos, no sólo con la
mano, sino también con el corazón, porque puedes volver a vivir de Él; grítale,
sobre todo en tu interior, "¡Hosanna! Quiero que Tú seas mi Señor".
Hoy el reto del amor es
estrenar algo. Este estreno causará en ti fiesta, alegría... y esto siempre
tiene repercusiones a tu alrededor. Cuando uno vuelve a estar feliz, su alegría
se contagia, por eso, hoy estrena un "te quiero", o ese abrazo
olvidado. Que los demás noten que tú sí que estás de estreno.
Su Amor es un estreno cada día,
y hoy, ¿por qué no elegir estrenar de nuevo Su Amor?
VIVE DE CRISTO
Pequena agenda do cristão
(Coisas muito simples, curtas, objectivas)
Propósito:
Viver a família.
Senhor, que a minha família seja um espelho da Tua Família em Nazareth, que cada um, absolutamente, contribua para a união de todos pondo de lado diferenças, azedumes, queixas que afastam e escurecem o ambiente. Que os lares de cada um sejam luminosos e alegres.
Lembrar-me:
Cultivar a Fé
São Tomé, prostrado a Teus pés, disse-te: Meu Senhor e meu Deus!
Não tenho pena nem inveja de não ter estado presente. Tu mesmo disseste: Bem-aventurados os que crêem sem terem visto.
E eu creio, Senhor.
Creio firmemente que Tu és o Cristo Redentor que me salvou para a vida eterna, o meu Deus e Senhor a quem quero amar com todas as minhas forças e, a quem ofereço a minha vida. Sou bem pouca coisa, não sei sequer para que me queres mas, se me crias-te é porque tens planos para mim. Quero cumpri-los com todo o meu coração.
Pequeno exame:
Cumpri o propósito que me propus ontem?
Ele te dará a sua força.
Em momentos de esgotamento, de fastio,
recorre confiadamente ao Senhor, dizendo-lhe como aquele nosso amigo:
"Jesus, vê lá o que fazes...: antes de começar a luta, já estou
cansado". Ele te dará a sua força. (Forja,
244)
– Qual é o fundamento da nossa
fidelidade?
– Dir-te-ia, a traços largos, que se
baseia no amor de Deus, que faz vencer todos os obstáculos: o egoísmo, a
soberba, o cansaço, a impaciência...
Um homem que ama calca-se a si próprio;
sabe que, até amando com toda a sua alma, ainda não sabe amar bastante. (Forja, 532)
Jesus, que suscitou as nossas
ansiedades, vem ao nosso encontro e diz-nos: se alguém tem sede, venha a Mim e
beba. E oferece-nos o seu Coração, para encontrarmos nele o nosso repouso e a
nossa fortaleza. Se aceitarmos o seu chamamento, veremos como as suas palavras
são verdadeiras, e aumentará a nossa fome e a nossa sede, até desejarmos que
Deus estabeleça no nosso coração o lugar do seu repouso e não afaste de nós o
seu calor e a sua luz. (Cristo
que passa, 170)
09/09/2017
Evangelho e comentário
Evangelho:
Lc 6, 1-5
1
Passava Jesus através das searas num dia de sábado e os discípulos apanhavam e
comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. 2 Alguns fariseus disseram
«Porque fazeis o que não é permitido ao sábado?». 3 Respondeu-lhes Jesus: «Não
lestes o que fez David, quando ele e os seus companheiros sentiram fome? 4
Entrou na casa de Deus, tomou e comeu os pães da proposição, que só aos
sacerdotes era permitido comer, e também os deu aos companheiros». 5 E
acrescentou; «O Filho do homem é senhor do sábado».
Comentário:
Para
aqueles o cumprimento escrupuloso da Lei chega ao ridículo inconcebível.
As
pessoas, as suas necessidades, os seus problemas pessoais, não interessam para
nada nem, no seu tortuoso entender, interessam a Deus.
Jesus
Cristo há-de dizer-lhes que não quer ‘sacrifícios, mas misericórdia’ e, isto,
era absolutamente incompreensível.
Às
vezes, parece, que o Mestre os provoca propositadamente, curando pessoas ao
Sábado e, julgo, que tenho razão porque o que Jesus pretende não é julga-los a
eles, mas que se convençam por si próprios o que realmente interessa a Deus:
As
pessoas e não as regras ou sacrifícios.
Quer
os Seus filhos felizes, já nesta terra, e não miseráveis acabrunhados e
perdidos como «ovelhas sem pastor»
como Jesus lhes chamará.
(AMA, comentário sobre Lc 6, 1-5, 20.06.2017)
Fátima: Centenário - Oração Jubilar de Consagração
Fátima: Centenário - Oração Jubilar de Consagração
Salve, Mãe do Senhor,
Virgem Maria, Rainha do Rosário de Fátima!
Bendita entre todas as mulheres,
és a imagem da Igreja vestida da luz pascal,
és a honra do nosso povo,
és o triunfo sobre a marca do mal.
Profecia do Amor misericordioso do Pai,
Mestra do Anúncio da Boa-Nova do Filho,
Sinal do Fogo ardente do Espírito Santo,
ensina-nos, neste vale de alegrias e dores,
as verdades eternas que o Pai revela aos pequeninos.
Mostra-nos a força do teu manto protector.
No teu Imaculado Coração,
sê o refúgio dos pecadores
e o caminho que conduz até Deus.
Unido/a aos meus irmãos,
na Fé, na Esperança e no Amor,
a ti me entrego.
Unido/a aos meus irmãos, por ti, a Deus me consagro,
ó Virgem do Rosário de Fátima.
E, enfim, envolvido/a na Luz que das tuas mãos nos vem,
darei glória ao Senhor pelos séculos dos séculos.
Ámen.
Fátima - Centenário - Oração diária,
Senhora de Fátima:
Neste ano do Centenário da tua vinda ao nosso País, cheios de confiança vimos pedir-te que continues a olhar com maternal cuidado por todos os portugueses.
No íntimo dos nossos corações instala-se alguma apreensão e incerteza em relação a este nosso País.
Sabes bem que nos referimos às diferenças de opinião que se transformam em desavenças, desunião e afastamento; aos casais desfeitos com todas as graves consequências; à falta de fé e de prática da fé; ao excessivo apego a coisas passageiras deixando de lado o essencial; aos respeitos humanos que se traduzem em indiferença e falta de coragem para arrepiar caminho; às doenças graves que se arrastam e causam tanto sofrimento.
Faz com que todos, sem excepção, nos comportemos como autênticos filhos teus e com a sinceridade, o espírito de compreensão e a humildade necessárias para, com respeito de uns pelos outros, sermos, de facto, unidos na Fé, santos e exemplo para o mundo.
Que nenhum de nós se perca para a salvação eterna.
Como Paulo VI, aqui mesmo em 1967, te repetimos:
“Monstra te esse Matrem”, Mostra que és Mãe.
Isto te pedimos, invocando, uma vez mais, ao teu Dulcíssimo Coração, a tua protecção e amparo.
AMA, Fevereiro, 2017
Fátima: Centenário - Oração Jubilar de Consagração
Fátima: Centenário
Oração Jubilar de Consagração
Oração Jubilar de Consagração
Salve, Mãe do Senhor,
Virgem Maria, Rainha do Rosário de Fátima!
Bendita entre todas as mulheres,
és a imagem da Igreja vestida da luz pascal,
és a honra do nosso povo,
és o triunfo sobre a marca do mal.
Profecia do Amor misericordioso do Pai,
Mestra do Anúncio da Boa-Nova do Filho,
Sinal do Fogo ardente do Espírito Santo,
ensina-nos, neste vale de alegrias e dores,
as verdades eternas que o Pai revela aos pequeninos.
Mostra-nos a força do teu manto protector.
No teu Imaculado Coração,
sê o refúgio dos pecadores
e o caminho que conduz até Deus.
Unido/a aos meus irmãos,
na Fé, na Esperança e no Amor,
a ti me entrego.
Unido/a aos meus irmãos, por ti, a Deus me consagro,
ó Virgem do Rosário de Fátima.
E, enfim, envolvido/a na Luz que das tuas mãos nos vem,
darei glória ao Senhor pelos séculos dos séculos.
Ámen.
Pequena agenda do cristão
(Coisas muito simples, curtas, objectivas)
Propósito:
Honrar a Santíssima Virgem.
A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador, porque pôs os olhos na humildade da Sua serva, de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas, santo é o Seu nome. O Seu Amor se estende de geração em geração sobre os que O temem. Manifestou o poder do Seu braço, derrubou os poderosos do seu trono e exaltou os humildes, aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel Seu servo, lembrado da Sua misericórdia, como tinha prometido a Abraão e à sua descendência para sempre.
Lembrar-me:
Santíssima Virgem Mãe de Deus e minha Mãe.
Minha querida Mãe: Hoje queria oferecer-te um presente que te fosse agradável e que, de algum modo, significasse o amor e o carinho que sinto pela tua excelsa pessoa.
Não encontro, pobre de mim, nada mais que isto: O desejo profundo e sincero de me entregar nas tuas mãos de Mãe para que me leves a Teu Divino Filho Jesus. Sim, protegido pelo teu manto protector, guiado pela tua mão providencial, não me desviarei no caminho da salvação.
Pequeno exame:
Cumpri o propósito que me propus ontem?
O Reino de Deus chegou aos vossos corações
– Porque não experimentas converter em
serviço de Deus a tua vida inteira: o trabalho e o descanso, o pranto e o
sorriso? Podes... e deves! (Forja,
679)
Não caias nessa doença do carácter que
tem por sintomas a falta de firmeza para tudo, a leviandade no agir e no dizer,
o atordoamento,...: a frivolidade, numa palavra.
Essa frivolidade, que – não o esqueças –
torna os teus planos de cada dia tão vazios ("tão cheios de vazio"),
se não reages a tempo – não amanhã; agora! – fará da tua vida um boneco morto e
inútil. (Caminho, 17)
Esta é a tua tarefa de cidadão cristão:
contribuir para que o amor e a liberdade de Cristo presidam a todas as
manifestações da vida moderna: a cultura e a economia, o trabalho e o descanso,
a vida de família e a convivência social. (Sulco,
302)
Assim como Cristo passou fazendo o bem,
por todos os caminhos da Palestina, assim vós ireis por todos os caminhos
humanos – da família, da sociedade civil, das relações profissionais de cada
dia – semeando paz. E será esta a melhor prova de que o Reino de Deus chegou
aos vossos corações. Nós sabemos que fomos trasladados da morte para a vida, –
escreve o apóstolo S. João – porque amamos os nossos Irmãos. (Cristo que passa, 166)
08/09/2017
Evangelho e comentário
Natividade da Virgem Santa Maria
Evangelho:
Mt 1, 11-17
1
Genealogia de Jesus Cristo, Filho de David, Filho de Abraão: 2 Abraão gerou
Isaac; Isaac gerou Jacob; Jacob gerou Judá e seus irmãos. 3 Judá gerou, de
Tamar, Farés e Zara; Farés gerou Esrom; Esrom gerou Arão; 4 Arão gerou
Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5 Salmon gerou, de
Raab, Booz; Booz gerou, de Rute, Obed; Obed gerou Jessé; Jessé gerou o rei
David. 6 David, da mulher de Urias, gerou Salomão; 7 Salomão gerou Roboão;
Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8 Asa gerou Josafat; Josafat gerou Jorão;
Jorão gerou Ozias; 9 Ozias gerou Joatão; Joatão gerou Acaz; Acaz gerou
Ezequias; 10 Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias; 11
Josias gerou Jeconias e seus irmãos, ao tempo do desterro de Babilónia. 12 Depois
do desterro de Babilónia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13
Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliacim; Eliacim gerou Azor; 14 Azor gerou
Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15 Eliud gerou Eleazar; Eleazar
gerou Matã; Matã gerou Jacob; 16 Jacob gerou José, esposo de Maria, da qual
nasceu Jesus, chamado Cristo.
Comentário:
A
esperança na vinda do Messias anunciado a isso os levava para, de certo modo,
poderem “conferir” da veracidade de quem se intitulasse ou pretendesse ser
tomado como o Prometido.
Além
do mais, seria uma honra extraordinária para qualquer família que, no seu seio,
aparecesse o que viria salvar Israel dos seus inimigos e conduzir o povo à
glória e fausto que o poder e a riqueza trazem consigo.
Assim
“estereotipado” como mais convinha aos chefes do povo, esse Messias seria o
grande, imbatível e invencível Rei de Israel.
Nunca
leram – com “olhos de ler”, nem ouviram com “ouvidos de ouvir” quanto os
profetas foram, ao longo dos séculos dizendo sobre o Messias e o Seu verdeiro
objectivo que seria conduzir o povo ao reencontro com Deus, Deu misericordioso
e compassivo e não o Deus justiceiro e terrível na ira que os chefes apregoavam
de tal forma, que nem o nome de Deus de podia pronunciar.
(AMA, comentário sobre Mt 1, 11-17, 19.06.2017)
Fátima - Centenário - Oração diária,
Senhora de Fátima:
Neste ano do Centenário da tua vinda ao nosso País, cheios de confiança vimos pedir-te que continues a olhar com maternal cuidado por todos os portugueses.
No íntimo dos nossos corações instala-se alguma apreensão e incerteza em relação a este nosso País.
Sabes bem que nos referimos às diferenças de opinião que se transformam em desavenças, desunião e afastamento; aos casais desfeitos com todas as graves consequências; à falta de fé e de prática da fé; ao excessivo apego a coisas passageiras deixando de lado o essencial; aos respeitos humanos que se traduzem em indiferença e falta de coragem para arrepiar caminho; às doenças graves que se arrastam e causam tanto sofrimento.
Faz com que todos, sem excepção, nos comportemos como autênticos filhos teus e com a sinceridade, o espírito de compreensão e a humildade necessárias para, com respeito de uns pelos outros, sermos, de facto, unidos na Fé, santos e exemplo para o mundo.
Que nenhum de nós se perca para a salvação eterna.
Como Paulo VI, aqui mesmo em 1967, te repetimos:
“Monstra te esse Matrem”, Mostra que és Mãe.
Isto te pedimos, invocando, uma vez mais, ao teu Dulcíssimo Coração, a tua protecção e amparo.
AMA, Fevereiro, 2017
¿Cómo llegar a los alejados y desencantados?
Robert Barron, ahora obispo auxiliar de Los Ángeles,
es experto en nueva evangelización
Durante estos días, del 1 al 4 de julio, en Estados
Unidos se ha celebrado una convención sin precedentes en Orlando (Florida)
organizada por la Conferencia Episcopal de Estados Unidos en la que han
participado los principales líderes católicos del país con el objetivo de
impulsar la nueva evangelización y formar misioneros que den respuestas a los
desafíos actuales atrayendo a los no creyentes.
Uno de los que participantes que más relevancia tuvo
debido a su experiencia en nueva evangelización fue Robert Barron, obispo
auxiliar de Los Angeles, pero sobre todo experto en comunicación, con millones
de seguidores en las redes sociales, y en técnicas para atraer a los alejados.
En su intervención en vídeo que recoge National
Catholic Register, Barron dio una conferencia titulada “Equipar a los
evangelizadores”, el ahora prelado dijo a todos los líderes presentes en
Orlando que la forma de evangelizar debe agarrar al mundo por los hombros y
sacudirlo de su apatía. Pidió perder el miedo y los complejos utilizando las
numerosas armas de las que posee la Iglesia.
Una pelea que hay que disputar
Para este experto, la evangelización debe ser puesta
en primer lugar y como algo “urgente” puesto que los nones (personas que
responden en las encuestas no o ninguna sobre la religión que profesan), crecen
rápidamente en Estados Unidos y más aún en Europa. Si no se batalla no se podrá
ganar la guerra. “Tenemos una lucha en nuestras manos, pero los grandes santos
de nuestra Iglesia siempre han amado una buena pelea, y nosotros también
deberíamos", dijo el auxiliar de Los Ángeles.
Su conferencia la centró en los evangelizadores y
las armas que deben tener, pero para ello considera imprescindible, primero,
conocer a lo que se enfrentan, y segundo, saber de qué armas disponen para
comenzar esta “lucha”. Por ello, Barron habló de tres desafíos y tres
oportunidades principales con la que los evangelizadores y misioneros católicos
se enfrentan hoy en día.
Los desafíos son según él son el cientifismo, la
cultura de la apatía y la autodeterminación.
1. El cientifismo
Para Barron el compromiso que hay en estos momentos
en el mundo de la cultura con el “cientifismo”, o la creencia de que el único
conocimiento valioso es el científico, es uno de los grandes retos a los que se
enfrentan los evangelizadores. Su mensaje siempre se encontrará con un muro ante
los que defienden esta concepción.
“Permítanme ser claro: la Iglesia Católica no tiene
nada en contra de las ciencias, la Iglesia está con la ciencia en su mejor
momento”, dijo. Pero añadía que “a lo que la Iglesia se opone es al
cientifismo, o la reducción de todo conocimiento a la forma científica del
conocimiento”.
Hablar de Dios en una cultura embargada por este
pensamiento es un desafío para los católicos, pero considera imprescindible
hacerlo. “Cuando nosotros, como cultura, nos aislamos de todas las referencias
a lo trascendente, hacemos daño al corazón humano, hacemos daño al espíritu
humano”.
2. La cultura del ‘pasotismo’
En su diagnóstico, Barron destacó la “apatía
desenfrenada” que existe en la sociedad de hoy, especialmente entre los más jóvenes,
que están marcados por no abrazar la verdad, sino que hablan de la posverdad.
“Si no hay verdades objetivas y no hay valores objetivos se produce una
cultural del ‘meh’ (pasotismo, apatía)”, agregó.
Sin embargo, la verdad y lo que representa son parte
fundamental de la misión del católico. Recordó las palabras del beato Newman,
quien dijo que un río recibe su energía y fuerza desde su nacimiento. Si al río
le quitas los márgenes se convertirá en un “lago grande, perezoso. Plácido, sin
energía ni propósito”.
Según el obispo auxiliar de Los Ángeles, “nuestra
sociedad hoy es como un gran lago perezoso, donde todos nosotros flotamos,
tolerándonos unos a otros, no entrando en el camino del otro, pero sin energía
ni propósito”.
Pero la evangelización –añadió- es la antítesis de
esta apatía pues “una vez que has sido agarrado por el poder de Dios sabes a
dónde ir y lo haces con energía”.
3. Autodeterminación
Robert Barron habló del tercer desafío, la
“autodeterminación” basada en un mal entendimiento de la palabra “libertad”.
“La creencia central ampliamente aceptada por los jóvenes es que la libertad
define la identidad”, aseguró.
“Mi libertad viene primero y luego ya determino la
esencia, quien soy, el significado de mi vida. Todo está basado en mi libertad:
mi sexualidad, mi género, el propósito de la vida”. Así definió el obispo el
pensamiento de millones de jóvenes hoy.
Sin embargo, el cristianismo ofrece todo lo
contrario pues predica que “tu vida no es tuya, no depende de ti”. Recordando la cita de San Pablo de “ya no soy
yo quien vive, es Cristo quien vive en mí”, Barrón agregaba que cuando has sido
atrapado “por el poder de Jesucristo, tu pequeño drama del ego se vuelve
bastante menos importante”.
De tres desafíos a tres oportunidades
Tras presentar estos tres grandes desafíos a los que
se enfrentan los católicos, el experto ofreció a los presentes tres
oportunidades de evangelización basadas en la verdad, la bondad y la belleza.
1. Una verdad inteligente
“Odio el catolicismo rebajado”, dijo de manera
contundente, es decir, poner sólo el énfasis “en lo superficial”. “Somos una
religión inteligente y cuando no expresamos el catolicismo de una manera
inteligente la gente desaparece”, agregó.
Barron instó a catequistas, apologetas y evangelizadores
a comprender los grandes argumentos sobre la existencia de Dios pues los
jóvenes a menudo no tienen una comprensión solida de Dios más allá de una vaga
deidad.
El obispo reconoció que su argumento favorito es que
la existencia proviene de Dios y que nada se creó a sí mismo. “El Dios del que
estoy hablando sostiene el universo entero en todo momento al igual que un
cantante crea una canción. La creación continua, ese es el Dios del que la
Iglesia habla y el que debemos transmitir a nuestros jóvenes”.
2. Bondad de los cristianos radicales
Barron explicó en este segundo punto que cuando la
vida cristiana se abraza de manera completa y radical la bondad destaca en el
mundo. Puso como ejemplo a la Madre Teresa, que evangelizó el mundo con su
testimonio radical de bondad.
A lo largo de la historia de la Iglesia, dijo, “la
bondad y la radicalidad de la vida cristiana atrajeron la atención del mundo”
recordando la vida y las obras de los santos Benito, Domingo y Francisco.
“Necesitamos recuperar lo que todas estas grandes
figuras encontraron, esta forma espléndidamente radical de la vida cristiana.
Cuando se vive así públicamente, se evangeliza”, agregó.
3. La auténtica belleza
La tercera oportunidad de la que habló el obispo
auxiliar de Los Ángeles fue de la belleza, indicando que quizás la mejor
oportunidad para comenzar la evangelización sea mostrarla al mundo. “Lo
objetivamente valioso y bello es algo tan intrínsecamente bueno que nos atrapa,
nos detiene en nuestros caminos, en algo llamado como arresto estético”.
Barron consideró que en una forma fácil para empezar
a evangelizar porque es tan simple como “mostrar, no decir”. Dirigiéndose a los presentes les dijo: “sólo
muestra a la gente la belleza del catolicismo: muéstrales catedrales,
muéstrales la Capilla Sixtina, muéstrales a las hermanas de la Madre Teresa en
el trabajo. No les digas qué pensar y cómo comportarse, muestra la belleza del
catolicismo, que tiene un poder evangélico”.
“No hay nada más hermoso que el morir y resucitar de
Jesucristo y los apóstoles lo comunican con una urgencia de ‘agarrar por lo
hombros’. Éstas son personas atrapadas por algo tan poderoso y tan abrumador
que quieren agarrar al mundo por los hombros y hablarles sobre esto”, dijo el
obispo.
“Necesitamos estar llenos del mismo entusiasmo por
la belleza de nuestra fe”, concluyó.
REL
Subscrever:
Mensagens (Atom)





