09/07/2022

Publicações em Julho 09

  


Dentro do Evangelho –  (cfr: São Josemaria, Sulco 253)

 

(Re Mc XVI…)

 

 

São Marcos termina e “seu Evangelho” com a Ascensão de Jesus ao Céu.

Imediatamente antes, Jesus dá-lhes as últimas instruções e o mandato derradeiro: « Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura».

Recordo que São Marcos escreveu o que São Pedro lhe revelou e não podia ser mais clara essa influência do Príncipe dos Apóstolos. Muitas vezes constam as suas misérias, fraquezas, dúvidas e, até, as suas negações.

A humildade de São Pedro é o fundamento da sua fé em Cristo e o alicerce da Igreja que irá conduzir pelo mundo.

Sem me comparar a São Pedro – como poderia! – também eu tenho de fazer o que devo fazer sem me deter a pensar nopréstimo, qualidades ou predicados que possa ter. Jesus Cristo conhece-me e se me quer para o que for é porque confia em mim e que, com a Sua Graça que nunca me faltará, levarei a cabo a missão que me incumbe.

 

Reflexão

Genericamente reflicto sobre o dinheiro e, mais concretamente a forma como me afecta.

Tenho, por Graça de Deus, a felicidade de ter uma Filha a quem entreguei toda a gestão dos "meus teres e haveres", não só trata desses assuntos com sabedoria como me chama a atenção para gastos desnecessários que tenho de evitar.

Além do mais, e sobretudo, também tenho "gestores" a quem entrego absolutamente estas coisas de dinheiros: São Filipe de Néri e São Nicolau de Bári.

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

08/07/2022

Publicações em Julho 08

  


Dentro do Evangelho –  (cfr: São Josemaria, Sulco 253)

 

(Re Jo XXX…)

 

 

Considerando o grupo dos Apóstolos, São Tomé tem, sem dúvida, uma actuação muito especial: diz o que pensa, questiona o que não entende, é absolutamente sincero quando diz que não acredita em tudo quanto lhe dizem, ele próprio tem de confirmar para poder acreditar.

Penso que é assim que deve ser a base da verdadeira fé: saber sem qualquer margem para dúvidas se deve ou não acreditar no que lhe é proposto.

Jesus Cristo mostra comprender esta postura de Tomé e por isso lhe mostra os sinais da Sua Paixão e Morte na Cruz, não abre uma excepção, já tinha feito o mesmo aos outros Apóstolos, mas aproveita para consolidar a Fé de todos os homens que, ao longo dos tempos, hão-de acreditar nEle.

Eu compreendo que nas dúvidas que possam assaltar-me, tenho de procurar alguém cujo testemunho e ciência me possam tranquilizar; o Director Espiritual tem essas virtudes porque, inspirado pelo Divino Espírito Santo, me dará as respostas e esclarecimentos que possam fazer-me falta.

 

Reflexão

Considero que enquanto estou vivo a minha principal obrigação é viver, cada dia como se fosse o último, estar preparado, pronto para me apresentar ao meu Pai do Céu.

Este é, deve ser, o "meu trabalho", tudo o resto deverá ser para o conseguir.

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

07/07/2022

Publicações em Julho 07

  


Dentro do Evangelho –  (cfr: São Josemaria, Sulco 253)

 

(Re Mt XXXVII…)

 

 

Uma vez mais considero o papel relevante da mulher na história da Salvação humana.

 

Movidas pelo amor entranhado que sentem por Jesus, depois do fragor da Paixão, mal o dia desponta, acorrem ao Sepulcro para completar a sepultura de Jesus que, na tarde anterior tinha decorrido a toda a pressa.

 

Precisam ver com os seus olhos se tudo está em ordem, se o Corpo do Senhor se encontra dignamente disposto, se falta algum pormenor.

 

Não sabem se os guardas as deixarão fazer o que se propõem e, muito menos, como hão-de remover a pesada pedra que tapa a entrada mas, essas dificuldades não as detém fazem desistir do seu intento.

 

O verdadeiro amor é assim: determinado, consistente, corajoso, não olha a meios para conseguir o que pretende.

 

O meu amor tem de ser assim!

 

Reflexão

Esta "pressão" que sinto: tenho de escrever qualquer coisa... o que for, é isso mesmo: "uma pressão".

É, presumo, parte integrante da minha idiossincrasia, daí que, penso, tenho duas hipóteses:

- Primeira

Deixo-me ir e escrevo.

- Segunda

Resisto e tento "construir" a escrita na minha cabeça.

Acho que, talvez possa utilizar as duas, se uma for o fruto de uma inspiração genuína, pode ser que valha a pena; se a outra for apenas uma "ideia" a necessitar de elaboração... também pode ser que valha a pena... daí que, talvez o melhor seja... escrever e prontos!

Seja qual for a decisão que bem ou mal irreversíveis virão ao mundo? Tombar-se-á? Alteram-se as órbitas celestes?

"Senhor, diz-me o que hei-de dizer, o que hei-de escrever, para Tua Glória, Bem das almas, da minha Salvação Eterna".

Isto escrevia São Tomé de Aquino...

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

06/07/2022

Publicações em Julho 06

  


Dentro do Evangelho –  (cfr: São Josemaria, Sulco 253)

 

(Re Mt X…)

 

Há dias a Santa Igreja celebrou a festa do Apóstolo São Tomé.

Confesso... apaixona-me este homem, a sua inteireza de carácter, o dizer desassobradamente o que pensa sem olhar a "conveniências" nem falsos "pruridos" e, sobretudo,  reconhecer humildemente os seus enganos revelam bem que é uma pessoa exemplar.

"Se não vir as marcas dos cravos e meter nelas os meus dedos, se não mergulhar a minha mão na Chaga do Seu Peito... não acreditarei!"

Que honestidade, que desassombro!

Compreendo que Tomé, perante o que lhe diziam os Onze acerca da Ressurreição de Jesus, intuisse que tal coisa era por demais importante e "séria" para se confinar a palavras de outros, não que duvidasse deles, mas porque em assunto de tal importância era imprescindível ter uma certeza absoluta.

Jesus Cristo faz-lhe a vontade e mostra-lhe as Mãos e o Peito e convida-o a fazer o que acha necessário para acreditar.

Tomé dá a resposta mais humilde e definitiva: "Meu Senhor e meu Deus!".

A vida deste Apóstolo é, ainda hoje, alvo de pesquizas, estudos, sabe-se que terá andado pelas Índias evangelizando os povos, dificilmente posso imaginar as dificuldades e obstáculos que terá enfrentado por parte de gentes com inúmeros "deuses" e crenças mas, Tomé vai em frente, não desiste e o facto é que, "deixou marca... rasto", a partir de então nesses territórios passou a haver mais um Deus: o Único Deus!.

 

Reflexão

Quando se tem uma idade avançada, as memórias do passado surgem mais nítidas que as dos acontecimentos recentes.

Quando, como é o meu caso, se tem uma "memória fotográfica", tal constitui uma amálgama de sofrimento causado pelas saudades difícil de suportar.

Eu... penso que "descobri" um "remédio" eficaz: Recorro a São Filipe de Néri e, como que por encanto, a paz e tranquilidade voltam.

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

05/07/2022

Publicações em Julho 05

 


Dentro do Evangelho –  (cfr: São Josemaria, Sulco 253)

 

(Re Jo XXI; Lc XXIV; Mc XV, Mt XVII)

Os Quatro Evangelistas terminam os "seus" Evangelhos de forma algo diferente; mesmo os "sinópticos".

Penso que em Jo XXI encontro uma explicação: Não caberiam no mundo os livros que seria preciso escrever para contar quanto Jesus Cristo disse e fez!

Quem, como João, desde o primeiro instante, esteve ao lado de Jesus, inclusive vivendo em Sua casa, com a Sua Santíssima Mãe que, depois, suspenso da Cruz, Cristo lhe daria como Mãe e, nele a todos nós homens que a consideramos como Tal, sabe bem do que fala.

Quero crer que este Apóstolo, íntimo do Senhor, como todos os Doze bem sabiam, mais que amigo... confidente como constatamos na Última Ceia, no momento quando Pedro, vendo-o no momento seriíssimo do anúncio da traição reclinado sobre o peito de Jesus, lhe diz: "Pergunta-Lhe a quem se refere".

João é um jovem que aprendeu a considerar os mais velhos e, portanto obedece a Pedro, tanto mais porque guarda as palavras que Jesus Cristo lhe dirigiu: "Apascenta as Minhas ovelhas"... "Tu és a pedra sobre a qual edificarei a Minha Igreja".

João sofreu perseguições e violências inauditas tendo, inclusive, sido mergulhado num caldeirão de azeite a ferver. Jesus salvou-o sempre dessas provações.

João, creio bem, escreveu o Evangelho porque o Divino Espírito Santo assim "obrigou", o seu desejo era viver o seu isolamento na Ilha de Pathmos, esperando na sua velhice o momento de se juntar definitivamente ao Amor da Sua Vida.

Ler e reler o Evangelho escrito por São João, é como consultar um "diário" sério, credível da vida de Jesus.

Mais tarde, escreve o Apocalipse que qualquer um por mais pragmático ou incrédulo que possa ser, reconhece a "mão" que segurou a pena e efectivamente escreveu... o Divino Espírito Santo.

Não posso, não devo, não quero ter um Evangelista "preferido" mas, São João faz-me mergulhar fundo para, logo a seguir me levantar a alturas insuspeitadas.

Reflexão

Para ter paz de espírito é fundamental controlar a memória, sobretudo, os que têm, como é o meu caso, uma idade avançada.

A minha memória é um arquivo de monumentais proporções e, se lhe acrescento o grafismo que a caracteriza, é como que folhear um album de recordações com imagens e detalhes que me arrastam para passados distantes.

O AMOR DA MINHA VIDA costumava dizer-me: 'António... desliga o computador que tens na cabeça'.

É o que amiúde lhe peço.

                               

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

04/07/2022

Publicações em Julho 04

  


Dentro do Evangelho –  (cfr: São Josemaria, Sulco 253)

 

(Re Lc XXX…)

 

Penso que se os Apóstolos que tinham acompanhado Jesus durante os quase três anos da Sua pregação por Israel, ouvido as Suas palavras, presenciado os Seus milagres, precisaram que Jesus lhes aparecesse como Ressuscitado para que acreditassem, definitivamente n’Ele, quanto mais eu, pobre homem, não precisarei!

De facto, pensando melhor, sou mais afortunado que os Apóstolos foram porque eles para acreditarem dependiam só de si próprios ao passo que eu tenho esses dois mil anos de testemunhos, muitos deles regados com o próprio sangue, que me consolidam a fé n’Ele. Sim, serei mais afortunado mas, sobretudo mais responsável por, aproveitando esses exemplos, pôr em prática uma vida coerente, séria, contida, sem excessos nem claudicações, ultrapassando os obstáculos que possam deparar-se-me, obstáculos muitas vezes levantados por mim próprio.

Eu sei que Cristo Ressuscitou e que com a Sua Ressurreição me ganhou definitivamente a Vida Eterna onde me aguarda para partilhar com Ele a ventura queme tem reservada.

 

Reflexão

Quando cumpro o meu plano de orações diárias esforço-me por seguir em frente.

Tenho a percepção que, isto, não agrada ao tentador porque está constantemente a sugerir-me coisas novas, outras opções... daí que acho que estou procedendo bem.

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad