Mostrar mensagens com a etiqueta Ver. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Ver. Mostrar todas as mensagens

29/07/2022

Publicações em Julho 29

  


Dentro do Evangelho –  (cfr: São Josemaria, Sulco 253)

 

(Re Mc X…)

 

Quando saímos de Jericó «um homem cego que estava sentado na borda do caminho pedindo esmola» perguntava o que era aquele tropel de gente e, eu, aproximei-me e disse-lhe: «É Jesus de Nazareth». Ao ouvir isto, Bartimeu começou a gritar: «Jesus, Filho de David, tem compaixão de mim!» mas, parecia que Jesus não ouvia e, «os que o rodeavam repreendiam-no para que se calasse» mas, Bartimeu continuava a clamar com todas as suas forças.

Jesus parecia ser o único que não ouvia este clamor mas, de facto, daí a momentos parou e mandou que Lhe trouxessem Bartimeu.

Eu disse-lhe: «Coragem… Ele chama-te» e ao ouvir isto Bartimeu arrojando o seu manto, deu um salto e aproximou-se de Jesus» que lhe pergunta: «Que queres que te faça?» Bartimeu responde muito simplesmente: «Senhor, que eu veja!».

Parece-me muito lógica esta resposta de Bartimeu, pois que há-de desejar um cego senão ver?

 

E eu? Não desejo ver claramente a Face Sorridente de Jesus que me abre os olhos à Luz da Fé, à claridade que me permite distinguir o mal do bem, um olhar puro, límpido, sem as névoas da concupiscência?

Senhor, faz com que eu veja!

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

21/07/2022

Publicações em Julho 21

 


Dentro do Evangelho –  (cfr: São Josemaria, Sulco 253)

 

(Re Mc XI...)

 

Falavam os discípulos entre eles sobre a oração e isto, a mim que os escutava, parecia-me pertinente porque as orações que ouviam aos Escribas e Sacerdotes eram praticamente incompreensíveis, alongavam-se interminavelmente, num como que amontoado disforme de citações de Salmos e outros textos da Escritura, repletas de gestos rituais como bater no peito, levantar as mãos ao céu, etc.

Para eles, Deus era particularmente cioso e irredutível na Sua magestade todo poderosa, não admitiria outras formas de os seres humanos se dirigirem a Ele.

Nas suas "orações" não pediam nada nem por ninguém, limitavam-se a infindáveis palavras sobre como eram bons, irrepreensíveis, cumpridores da Lei.

O povo ignaro e submisso não entendia nada, não compreendia nada de tal modo que pura e simplesmente pensava que não lhe competia orar uma vez que não saberia como.

Já tínhamos assistido por diversas vezes a momentos de oração de Jesus e podíamos constatar a serenidade, a ausência de gestos e até, muitas vezes ausência de palavras. Quando as pronunciava, eu pelo menos percebia, era para nos instruir, dar exemplo de como orar.

O que fui retendo e guardo é a conclusão de que Orar é falar com Deus, numa conversa normal, sincera, aberta, sem manifestações desnecessárias. Nessa conversa falamos dos outros, todos os outros que nos são familiares, próximos ou meramente os que se vão cruzando connosco nos caminhos da vida.

Também, claro está, falamos de nós próprios contando o que nos acontece e o que desejamos nos acontecesse

Qualquer lugar ou circunstância servem para essa conversa desde que, evidentemente, consigamos o recolhimento interior indispensável a uma conversa com o nosso Deus e Senhor.

Não me interessa avaliar se o que agora digo ou peço é a milionésima vez que o faço, Ele Próprio recomendou que insistisse com perseverança e sem desfalecimentos.

Para mim, basta-me conhecer e acreditar nas palavras de Jesus:

 

«Tudo quanto pedirdes na oração, crede que o havereis de conseguir e o obtereis».

 

Reflexão

 

Por vezes penso que me seria conveniente ser invizual, cego.

Pelos olhos dentro surgem coisas, imagens, cenas que me incomodam, excitam os sentidos, provocam desconforto.

Se não pudesse ver seria tudo muito mais fácil...

Porém, reflicto que os olhos do corpo não têm forçosamente que ver como os "olhos da alma" e, sendo assim, peço ao Senhor que os olhos da minha alma fiquem imunes, protegidos com carapaça inviolável, dessas imagens.

Não consentir, não contemplar e, se o Senhor me ajudar, como estou seguro me ajudará, todo esse lixo não passará de imagens fugases que não deixarão qualquer lastro.

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

25/11/2020

Reflexão

 



Ânimo

 

Por mais que a situação se apresente complicada, difícil, escura, temos sempre que esforçar-nos por ver a luz.

Nas trevas não descortinamos nada;

Com a luz do Entendimento veremos o que necessitamos ver.

 

(AMA, 2020)

21/12/2011

Ver



Que eu veja com os Teus olhos, meu 

Cristo, Jesus da minha alma.





(Apontamentos tomados numa meditação, 1975.03.19)