Mostrar mensagens com a etiqueta Tranquilidade. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Tranquilidade. Mostrar todas as mensagens

23/07/2018

Temas para reflectir e meditar


Formação humana e cristã - 10

Uma outra consequência - ou fruto - da ordem é a tranquilidade.

A pessoa ordenada não conhece a agitação que subjuga quem vive atabalhoadamente, sempre começando coisas novas que raramente termina.

É alguém, provavelmente cheia de iniciativa, mas a quem falta “finiciativa”.

(AMA, reflexões)

08/11/2016

04/09/2015

Temas para meditar - 497

Paz




A paz, que é, por definição, a tranquilidade na ordem, e, por conseguinte, a submissão às leis fundamentais da vida só é possível pelos caminhos da verdade.



(bergson, Energie Spirituelle, l'Âme et le Corps, pg. 37, trad ama.)

14/07/2014

Temas para meditar - 175

Tranquilidade

Quando fores apertado pelo desejo de ser livre de algum mal, ou de conseguir algum bem: antes de tudo põe o teu espírito em paz e tranquilidade; faz serenar o teu juízo e a tua vontade; e depois, mui brandamente, de mansinho, procura a realização do teu desejo, tomando por ordem os meios que forem convenientes; e quando digo com brandura não quero dizer negligentemente, mas sem alvoroço, perturbação ou inquietação, aliás, em vez de ter o efeito do teu desejo, estragarás tudo, e ainda te embaraçará mais.
«A minha alma está sempre em minhas mãos, Oh Senhor!, e eu não esqueci a Vossa lei» dizia David. Examina mais que uma vez por dia, mas pelo menos à noite e de manhã, se tens a tua alma em tuas mãos, ou se não ta arrebatou alguma paixão ou inquietação. Considera se tens o teu coração em tuas mãos ou se, pelo contrário, se to arrebatou alguma afeição desregrada de amor, de ódio, de inveja, de cobiça, de medo, de enfado, de alegria. E se acaso se transviou, procura-o e leva-o de novo, mui de mansinho, à presença de Deus, colocando os teus afectos e desejos sob obediência e governo da Sua Divina Vontade.


(s. francisco de salesIntrodução à Vida Devota, Cap. XV)

30/11/2011

Calma, deixa correr o tempo

Textos de São Josemaria Escrivá

Estás intranquilo. – Olha: aconteça o que acontecer na tua vida interior ou no mundo que te rodeia, nunca te esqueças de que a importância dos acontecimentos ou das pessoas é muito relativa. – Calma. Deixa correr o tempo; e, depois, olhando de longe e sem paixão os factos e as pessoas, adquirirás a perspectiva, porás cada coisa no seu lugar e de acordo com o seu verdadeiro tamanho. Se assim fizeres, serás mais justo e evitarás muitas preocupações. (Caminho, 702)

Não vos assusteis nem temais nada, mesmo que as circunstâncias em que trabalheis sejam tremendas, piores que as de Daniel no fosso com aqueles animais vorazes. As mãos de Deus continuam a ser igualmente poderosas e, se fosse necessário, fariam maravilhas. Sede fiéis! Com uma fidelidade amorosa, consciente, alegre, à doutrina de Cristo, persuadidos de que os anos de agora não são piores do que os dos outros séculos e de que o Senhor é o mesmo de sempre.
Conheci um sacerdote já ancião, que afirmava, sorridente, de si mesmo: eu estou sempre tranquilo, tranquilo. E assim temos de nos encontrar sempre nós, metidos no mundo, rodeados de leões famintos, mas sem perder a paz: tranquilos! Com amor, com fé, com esperança, sem esquecer jamais que, se for conveniente, o Senhor multiplicará os milagres. (Amigos de Deus, 105)

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet