No
Pórtico do Ano da Fé e no contexto da nova evangelização, o Papa decidiu
aumentar o "claustro" dos Doutores da Igreja. Dos trinta e três
actuais passará a ter trinta e cinco a 7 de Outubro, no início da Assembleia
Ordinária do Sínodo dos Bispos.
Doutor da Igreja é um
título que o Papa dá a certos santos, reconhecendo-os como eminentes mestres da
fé e modelos de sabedoria cristã para os fiéis de todos os tempos. Nesta
ocasião trata-se de um santo espanhol Juan de Ávila (1499-1569) e da mística
alemã Hildegarda de Bingen (1098-1179). Esta será a quarta mulher declarada
doutora da Igreja, depois de Santa Teresa de Jesus, Catarina de Sena e Teresa
do Menino Jesus.
