Mostrar mensagens com a etiqueta Publicações em Outubro 26. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Publicações em Outubro 26. Mostrar todas as mensagens

26/10/2022

Publicações em Outubro 26

 


Santíssima Virgem Glória e Graça

 

Santíssima Virgem - Outubro - Mistérios do Evangelho -

Jesus é a Luz do mundo

Nas trevas, na ausência de luz que ilumine não posso fazer o que seja.

Na escuridão não consigo caminhar para onde for porque não vejo onde colocar os pés.

E, esta luz que necessito não pode ser uma luz qualquer, tem de ter brilho, força, alcance suficientes para que veja com clareza o caminho, consiga distinguir os barrancos, evitar os obstáculos e assim caminhar com segurança.

E porque tenho de caminhar?

Porque se ficar parado no mesmo local não verei como fazer para encontrar os alimentos que necessito para me alimentar, confeccionar a roupa que me é necessária para vestir a minha nudez, encontrar outros com quem conviver.

Sou, de facto, um caminhante!

Iniciei uma viagem desde que nasci, primeiro levado pela minha mãe, depois conduzido pelos meus próprios passos.

Nas trevas perco-me ierremediavelmente e ninguém consegue encontrar-me para me prestar a ajuda que necessite e, então… morrerrei.

Jesus Cristo intitulou-Se A LUZ DO MUNDO e de facto não há luz comparável à que dEle irradia.

È este o mundo  que Ele me deu para viver onde tudo está claramente disiponível para meu uso.

Não me é possível outra forma de viver e, por isso, não concebo como poderia o Senhor ter-me dado a vida para a viver na escuridão.

Assim vou caminhando esforçando-me o melhor que posso e sei para que, fazendo o bem que tenho de fazer, permaneça na Sua Luz.

Realmente, acontece-me por vezes não proceder assim fazendo exactamente o contrário e, então, caio nas trevas de onde não conseguirei sair sem que Ele não me perdoe retirando-me delas.

A Santíssima Virgem, “uma Senhora mais brilhante que O sol”, como lhe chamaram os Pastorinhos em Fátima, está sempre presente em todos os momentos da minha vida e não me é possivel afastar os olhos da sua face materna, do seu olhar que me chama e atrai como íman poderoso a que não quero resistir.

Tenho confiança absoluta que ela me guiará até essa luz incomensurável que brilhará para sempre na Eternidade.

 

26/10/2021

Publicações em Outubro 26

 


1

Oração

Servir sem esperar recompensa! Sem reserva de intenção de ser recompensado; servir com naturalidade; prestar pequenos ou grandes serviços a todos! Mesmo àqueles que nada me são. Servir fazendo o que devo sem olhar ás minhas pretensas “dignidade” e “importância” feridas em serviço discreto ou desprovido de relevo. Pelo contrário, será ocasião de dar graças pela oportunidade de um trabalho, de um serviço. Bem hajas, Senhor

2

O que me acontece e o que penso

 

As omissões! Algo que refiro sempre quando rezo a "confissão", mas que, talvez, não absorva bem o seu significado. De facto, deixar de fazer algo que deveria e poderia fazer é um pecado.

Tenho que ter bem presente que o que deixo de fazer pode constituir prejuízo para alguém - para mim próprio - e que é irrecuperável porque mesmo que venha a ser feito por outrem, nunca será como se tivesse sido eu a fazê-lo.

Desperdício de oportunidade e de aplicar um talento que o Senhor expressamente me concedeu para tal.

 

3

Santíssima Virgem Glória e Graça

 

 

Meditação

 

Dor e Obediência de Jesus

 

A Encarnação, a Vida, a Paixão e a Morte de Jesus são actos vísiveis, comprovados da Sua obediência.

Ele prórpio a firma por várias vezes como consta nos Evangelhos e veio a este mundo com uma única Missão: Obedecer em tudo à Vondade do Seu Pai.

 

Num único momento de fraqueza a Sua humanidade pede ao Pai que afaste aquele cálice de tormento e dor.

Foi na agonia de Getzemani em que o pavor se terá poderado dEle de tal modo que suou sangue.

 

Mas logo reconvém dizendo que não se faça a Sua vontade mas a do Pai.

 

A minha natureza humana rejeita o sofrimento físico e, de facto, Deus não me criou para sofrer mas para ser feliz.

Penso pois, que evitar, fugir à dor física é pois algo natural e compreensível.

 

De certo modo a dor, o sofrimento físico é um mistério que não consigo entender sobretudo porque há muitas pessoas que sofrem muito durante muito tempo, ao passo que outras parecem incólomes a padecimentos ou incómodos.

 

Mas a dor é algo mais que o padecimento físico pois é como que uma contracção do espírito que se sente quase sem querer.

Esta, sim, é uma dor que pode dominar uma pessoa ao ponto de condicionar as suas acções e pensamentos.

 

Jesus Cristo doía-Se dos doentes, enfermos, estropiados e de todos aqueles a quem chamava «Ovelhas sem Pastor». Sentia o Seu Coração Amoroso contraído e como que “forçado” a solucionar esses casos.

 

Parece-me que é o que acontece exactamente em Fátima quando a nossa Mãe vê à sua volta reunidas multidões dos seus filhos implorando cura para os males que os afligem.

 

Sabemos muito bem quantas vezes isso acontece, algumas de forma bem visível como está documentado, mas, eu tenho a certeza que acontece sempre uma cura, um apoio, um lenitivo e quando se regressa a casa a tristeza e apreensão que levávamos como que ficaram lá, aos seus pés, e regressamos aliviados e cheios de esperança.